Selecionado para a sessão de pôster ‘ClinicalTrials in Progress’ no WCLC 2025, o estudo multicêntrico 6070-002 (NCT06780137) busca avaliar a segurança, tolerabilidade e eficácia preliminar da combinação de gocatamig (MK-6070; HPN328) e ifinatamab deruxtecana (I-DXd) em adultos com câncer de pulmão de células pequenas em estágio extenso, previamente tratados com quimioterapia à base de platina, com ou sem inibidores de PD-(L)1. A investigação contempla também braços com monoterapia de ambas as moléculas.
Gocatamig (MK-6070; HPN328) é um T-cell engager direcionado ao ligante delta-like 3 (DLL3), e Ifinatamab deruxtecana (I-DXd) é um conjugado anticorpo-droga (ADC) que compreende um anticorpo monoclonal B7-H3 ligado covalentemente a um potente inibidor da topoisomerase I. Tanto DLL3 quanto B7-H3 são altamente expressos na superfície celular do câncer de pulmão de células pequenas (CPCP), e são considerados promissores por sua seletividade e expressão limitada em tecidos normais.
A monoterapia com gocatamig demonstrou segurança controlável e atividade antitumoral encorajadora em participantes com CPCP recidivado ou refratário após uma ou mais linhas anteriores de quimioterapia à base de platina. A monoterapia com I-DXd tem sido bem tolerada e demonstrou eficácia promissora como tratamento de segunda linha ou posterior em participantes com CPCP em estágio avançado (ES). Os distintos mecanismos de ação e as toxicidades minimamente sobrepostas sugerem que sua combinação pode aumentar a eficácia, permanecendo tolerável.
O estudo 6070-002 (NCT06780137) é um estudo multicêntrico, aberto e em andamento, dividido em duas partes. São elegíveis adultos ≥18 anos de idade com câncer de pulmão de células não pequenas em estágio avançado e ECOG PS 0 ou 1 que receberam quimioterapia prévia à base de platina, com ou sem inibidores de PD-(L)1.
A Parte 1 inclui uma fase de teste de segurança com diferentes esquemas posológicos de gocatamig combinado com I-DXd, bem como com I-DXd isoladamente, seguida por uma fase de expansão da dose. As doses-alvo e os esquemas de gocatamigos e I-DXd na Parte 1 serão determinados com base nos resultados do estudo 6070-001 (NCT04471727), em andamento. Os participantes serão alocados aos braços de tratamento durante a fase de expansão da dose, utilizando uma tecnologia de resposta interativa, caso mais de uma coorte seja recrutada simultaneamente. A Parte 2 consiste em um braço exclusivo para o Japão, com os participantes recebendo gocatamig em monoterapia.
Os objetivos principais são avaliar a segurança e a tolerabilidade (partes 1 e 2), incluindo a incidência de eventos adversos (EAs), toxicidades limitantes da dose e descontinuações do tratamento devido a EAs, e avaliar a taxa de resposta objetiva conforme RECIST v1.1 (parte 1).
Os objetivos secundários são avaliar a duração da resposta e a sobrevida livre de progressão conforme RECIST v1.1 (parte 1) e caracterizar a farmacocinética e a imunogenicidade da terapia combinada de gocatamig mais I-DXd (parte 1), monoterapia com I-DXd (parte 1) e monoterapia com gocatamig (parte 2).
O estudo 6070-002 pretende incluir participantes da Austrália, Chile, China, Israel, Japão, República da Coreia, Espanha, Turquia e Estados Unidos da América.
“A combinação representa uma abordagem racional no cenário pós-tratamento do CPCP, uma doença de prognóstico reservado e com opções terapêuticas limitadas após falha da quimioterapia de primeira linha. Caso os dados confirmem a atividade antitumoral e a segurança da combinação, o estudo pode abrir caminho para futuras fases clínicas e uma possível nova opção para uma população com necessidade médica não atendida”, observam os autores.
Referência:
P3.18.73 A Phase 1b/2 Study of Gocatamig and Ifinatamab Deruxtecan for Relapsed or Refractory Extensive-Stage Small Cell Lung Cancer - M. Johnson1, J. Bar2, J.C. Benitez Montanez3, C. Caglevic4, M.E. Gutierrez5, T.M. Kim6, A. Navarro Mendivil7, N. Peled8, P. Rocha9, C.I. Rojas10, T. Shentzer Kutiel11, J-M. Sun12, S. Vaidya13, T. Neff14, Q. Liu14, A. Gramza14, J. Sands15
1SCRI Oncology Partners, Nashville/TN/USA ,2Jusidman Cancer Center, Sheba Medical Center, Ramat Gan/IL ,3Comité de Ética de la Investigación con Medicamentos Hospital Clínico San Carlos, Madrid/ES ,4Fundación Arturo López Pérez-Unidad de Investigación de Drogas Oncológicas, Santiago/CL ,5John Theurer Cancer Center at Hackensack University Medical Center, Hackensack/NJ/USA ,6Seoul National University Hospital, Seoul/KR ,7University of Barcelona Hospital Clinic de Barcelona, Barcelona/ES ,8Shaare Zedek Medical Center, Jerusalem/IL ,9Vall d’Hebron University Hospital, Barcelona/ES ,10Bradford Hill Investigación Clínica, Santiago/CL ,11Rambam Health Care Campus, Haifa/IL ,12Samsung Medical Center, Seoul/KR ,13Daiichi Sankyo, Basking Ridge/NJ/USA ,14Merck & Co., Inc., Rahway/NJ/USA ,15Dana Farber Cancer Institute, Boston/MA/USA