Onconews - Eficácia de terapias anti-HER2 após tratamento com T-DXd no câncer de mama metastático

Análise exploratória apresentada no ESMO Breast 2025 descreve a duração do tratamento das primeiras terapias anti-HER2 administradas após a descontinuação de trastuzumabe deruxtecana (T-DXd). “Os resultados estão em linha com os dados de mundo real para esses regimes, sugerindo que a duração do tratamento não foi impactada negativamente após T-DXd”, afirmam os autores.

Trastuzumabe deruxtecana é aprovado para pacientes com câncer de mama metastático HER2-positivo que receberam ≥1 terapia anterior direcionada a HER2. Estudos de mundo real relatam a duração do tratamento (DoT) de terapias direcionadas a HER2, mas os dados são limitados para terapias após T-DXd.

DESTINY-Breast02 (NCT03523585) e -03 (NCT03529110) são ensaios clínicos randomizados, abertos, multicêntricos, de fase III, desenhados para avaliar a eficácia e a segurança do tratamento de segunda linha ou posterior com T-DXd versus tratamento de escolha do médico ou trastuzumabe entansina (T-DM1), respectivamente, em pacientes com câncer de mama irressecável ou metastático HER2-positivo (imuno-histoquímica 3+ ou 2+/hibridização in situ+).

Os pacientes em DESTINY-Breast02 e -03 apresentaram progressão da doença após tratamento prévio com T-DM1 ou após receber trastuzumabe e um taxano, respectivamente. No ESMO Breast 2025 foram apresentados resultados de análise que comparou a duração do tratamento após T-DXd.

Os resultados mostram que as primeiras terapias sistêmicas anti-HER2 comuns após T-DXd foram combinações de inibidores de tirosina quinase (TKI) HER2, combinações baseadas em trastuzumabe, monoterapia com trastuzumabe e combinações baseadas em pertuzumabe no DESTINY-Breast02, e T-DM1, combinações baseadas em trastuzumabe e combinações de TKI HER2 no DESTINY-Breast03. A mediana de duração do tratamento após T-DXd foi mais longa com combinações baseadas em pertuzumabe (7,0 meses) no DESTINY-Breast02, ou combinações de TKI HER2 (9,0 meses) no DESTINY-Breast03.

Em síntese, o estudo demonstra duração do tratamento clinicamente significativa em diversas terapias direcionadas ao HER2 administradas após T-DXd. “Esses resultados sugerem que outras terapias direcionadas ao HER2 podem ser consideradas em estratégias de sequenciamento após T-DXd em câncer de mama metastático HER2-positivo”, concluem os pesquisadores. 

Referência:

322P - Human epidermal growth factor receptor 2 (HER2)-directed therapies administered after trastuzumab deruxtecan (T-DXd) remain effective in patients (pts) with metastatic breast cancer (mBC): Exploratory analysis from DESTINY-Breast02 and -03

Speaker: Peter A. Fasching