Onconews - Cuidados paliativos integrados melhoram a qualidade de vida de pacientes com câncer avançado

Estudo chinês demonstrou que os cuidados paliativos integrados conferiram benefícios substanciais na melhoria da qualidade de vida de pacientes com câncer avançado, no alívio da dor e na melhora da saúde psicológica global. Os resultados foram publicados no BMC Palliative Care.

Nesse estudo, os pesquisadores investigaram a eficácia dos cuidados paliativos integrados na melhoria da qualidade de vida de pacientes com câncer avançado, no alívio da dor e na melhoria do bem-estar psicológico por meio do desenvolvimento de um modelo multidimensional de cuidados paliativos.

Foram incluídos 150 pacientes com câncer avançado que receberam cuidados paliativos no Nanjing First Hospital, na China, entre janeiro de 2020 e dezembro de 2023. Os participantes foram randomizados em dois grupos: o grupo controle (n = 75) recebeu cuidados padrão, enquanto o grupo de tratamento (n = 75) recebeu cuidados paliativos integrados, que incluíram estratégias de manejo da dor, apoio psicológico e envolvimento familiar.

A qualidade de vida de ambos os grupos foi avaliada pré e pós-intervenção por meio da escala EORTC QLQ-C30, que avalia o funcionamento físico, emocional e social, entre outros indicadores. A saúde mental foi avaliada por meio da Escala de Transtorno de Ansiedade Generalizada (GAD-7) e do Questionário de Saúde do Paciente (PHQ-9) para medir os níveis de ansiedade e depressão. Além disso, a satisfação e o apoio dos familiares em relação ao processo de cuidado ao paciente foram avaliados por meio de um questionário personalizado de satisfação familiar.

Os resultados mostram que não houve diferença estatisticamente significativa na idade, sexo e tipo de tumor entre o grupo de tratamento (P > 0,05). Antes da intervenção, não houve diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos nas pontuações do EORTC QLQ-C30, nas avaliações do GAD-7 e PHQ-9, ou na satisfação familiar (P > 0,05).

Após a intervenção, o grupo de tratamento apresentou escores de qualidade de vida significativamente maiores em comparação ao grupo controle, juntamente com escores de ansiedade e depressão significativamente menores e satisfação familiar notavelmente maior, todos estatisticamente significativos (P < 0,05).

Em síntese, os cuidados paliativos integrados demonstraram benefícios substanciais na melhoria da qualidade de vida de pacientes com câncer avançado, no alívio da dor e na melhora da saúde psicológica geral. “Os resultados defendem a integração dos cuidados paliativos como um componente vital da prática clínica padrão e recomendam sua implementação mais ampla em vários departamentos para proporcionar um cuidado mais compassivo aos pacientes e suas famílias”, concluem os autores. 

Referência: 

Wang, M., Ding, X. Integrated palliative care improves the quality of life of advanced cancer patients. BMC Palliat Care 24, 162 (2025). https://doi.org/10.1186/s12904-025-01800-8