Onconews - Análise multiômica mostra características clínicas e moleculares do câncer de mama triplo-negativo HER2-low

O surgimento de novos medicamentos direcionados ao receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano (HER2) proporcionou nova opção terapêutica para pacientes com câncer de mama triplo negativo HER2-low, que anteriormente tinham limitadas opções de tratamento. Pesquisadores da Universidade de Shangai analisam as implicações biológicas e o significado prognóstico do status HER2-low nessa população de pacientes, em artigo no The Breast.

Neste estudo, Yang e colegas  utilizaram uma coorte multiômica de pacientes com câncer de mama triplo maligno (TNBC, nas iniciais em inglês), incluindo dados de sequenciamento completo do exoma e sequenciamento de RNA. O objetivo foi explorar as características clínicas e moleculares entre o TNBC HER2-low e o HER2-0.

A base de análise considerou 207 pacientes com TNBC HER2-low e 153 pacientes com TNBC HER2-0. Os resultados mostram que os tumores HER2-low apresentaram menor grau tumoral, maior envolvimento nodal e menor índice Ki-67 na comparação com tumores HER2-0. Além disso, os autores descrevem que o TNBC HER2-low foi associado a mais mutações no gene PIK3CA e suas vias correspondentes, além da ativação de vias relacionadas ao receptor de andrógeno  e ao metabolismo de ácidos graxos.

A análise de Yang et al. mostra, ainda, que embora o status HER2-low não tenha influenciado significativamente a sobrevida livre de recorrência (SLR) em toda a população do estudo, pacientes com HER2-low apresentaram SLR significativamente melhor em comparação com pacientes com HER2-0 dentro do subtipo receptor de andrógeno luminal. Essa distinção também foi evidente em nível molecular.

“O câncer de mama triplo-negativo HER2-low demonstrou características clínicas, transcriptômicas e genômicas únicas quando comparado ao câncer de mama triplo-negativo (TNBC) com HER2-0. No subtipo receptor de andrógeno luminal, foi identificada uma clara discrepância molecular e prognóstica entre os tumores HER2-0 e HER2-low”, concluem os autores.

A íntegra do estudo está disponível em acesso aberto.

Referência:

Clinical and molecular characteristics of HER2-low triple-negative breast cancer: insights from multi-omics analysis.Yang, Yinlong et al. The Breast Yang, Yinlong et al. The Breast, Volume 0, Issue 0, 104584 https://doi.org/10.1016/j.breast.2025.104584