Onconews - Estudo reforça importância da vacina contra o HPV em adolescentes mais jovens

Como a idade no momento da vacinação influencia sua eficácia contra lesões cervicais de alto grau atribuíveis ao HPV? Resultados de estudo publicado por Oliveira et al. no Lancet Regional Health Americas confirmam os benefícios reais de iniciar a vacinação contra o HPV em idades mais jovens. “Esses dados podem auxiliar os profissionais de saúde a fazer recomendações para a vacinação nas idades recomendadas e ajudar a construir a confiança do público no programa de vacinação”, analisam os autores.

Neste estudo de caso-controle pareado, conduzido nos EUA em New Haven, Connecticut, os casos foram mulheres elegíveis para vacinação com diagnóstico de lesões cervicais de alto grau associadas ao HPV 16 ou HPV18, inscritas entre 1º de janeiro de 2010 e 31 de dezembro de 2019. Os controles foram mulheres com resultados normais de Papanicolau, pareadas aos casos por idade, prática médica e data do exame.

As participantes foram entrevistadas e os registros foram revisados ​​para verificar o histórico de vacinação e possíveis fatores de confusão, incluindo comportamentos sexuais. A eficácia da vacina (EV) por idade no momento da vacinação foi avaliada usando odds ratios (OR) pareadas e intervalos de confiança (IC) de 95% derivados de modelos de regressão logística condicional multivariável. A EV foi calculada como (1 − OR) × 100%.

Foram incluídas 524 mulheres (132 casos e 392 controles). Os resultados mostram que a eficácia da vacina ajustada de >1 dose da vacina contra o HPV foi de 54% (IC 95%: 8–77%, p = 0,03). Quando a primeira dose foi administrada com ≤18 anos de idade, a EV foi de 75% (IC 95%: 13–93%, p = 0,03), e quando vacinadas com >18 anos, a EV foi de 43% (IC 95%: −22 a 74%, p = 0,15).

“Esforços contínuos e intensificados devem ser feitos para garantir que as recomendações para a vacinação contra o HPV em adolescentes mais jovens sejam seguidas”, destacam os autores, enfatizando que quando a primeira dose da vacina foi administrada aos ≤ 18 anos de idade, a eficácia foi forte e estatisticamente significativa (75%). 

Referência:

Clinical effectiveness of HPV vaccine by age at vaccination: a matched case-control study. Oliveira, Carlos R. et al. The Lancet Regional Health – Americas, Volume 51, 101225