Revisão sistemática com meta-análise publicada no Journal of Cancer Survivorship reforça a eficácia da acupuntura no manejo da neuropatia periférica induzida por quimioterapia, uma das complicações mais comuns e debilitantes do tratamento oncológico. “Os dados oferecem uma nova perspectiva sobre abordagens integrativas, especialmente em um cenário onde a toxicidade do tratamento pode comprometer a continuidade terapêutica e impactar negativamente o prognóstico”, destacam os autores.
A neuropatia periférica induzida por quimioterapia (NPQI) é um efeito colateral comum em pacientes com câncer, frequentemente surgindo no primeiro mês de quimioterapia. Não existe um tratamento padrão, mas a acupuntura é amplamente utilizada na China para NPIQ.
Conduzido com base em 18 ensaios clínicos randomizados e envolvendo 1.048 pacientes, o estudo avaliou a efetividade da acupuntura no alívio dos sintomas da neuropatia periférica induzida por quimioterapia (NPIQ), destacando benefícios significativos em múltiplos desfechos clínicos, incluindo dor, qualidade de vida e neurotoxicidade relacionada à quimioterapia.
Foram pesquisadas as bases de dados PubMed, Web of Science, Embase e Cochrane Library até outubro de 2024 por ensaios clínicos randomizados (ECR) sobre acupuntura para NPIQ, seguindo os Itens de Relato Preferenciais para Revisões Sistemáticas e Meta-Análises (PRISMA). A qualidade metodológica foi avaliada utilizando a ferramenta de risco de viés da Cochrane (RoB 2.0) e a escala de Jadad modificada. Um modelo de efeitos aleatórios foi utilizado para analisar o Tamanho do Efeito (TE) e o Intervalo de Confiança (IC) de 95%. A análise dos dados foi realizada utilizando o software RevMan 5.3.
Os resultados mostraram que a acupuntura demonstrou superioridade em relação ao cuidado usual, medicações convencionais, vitaminas e até mesmo à eletroacupuntura simulada (acupuntura simulada). Os dados mostram uma melhora significativa nos sintomas de NPIQ (RR = 1,11; IC95% [1,01–1,21]), alívio da dor (SMD = –0,93; IC95% [–1,63, –0,22]), melhora da qualidade de vida (MD = –1,14; IC95% [–1,97, –0,31]) e redução da neurotoxicidade associada à quimioterapia (MD = –3,34; IC95% [–5,24, –1,44]).
Além disso, a análise comparativa entre modalidades revelou que a acupuntura tradicional parece ser mais eficaz do que a eletroacupuntura (acupuntura simulada) no alívio da dor relacionada à NPIQ.
“O estudo demonstra claramente que a acupuntura oferece benefícios substanciais aos pacientes com neuropatia periférica induzida por quimioterapia em comparação aos cuidados habituais, medicamentos, vitaminas e acupuntura simulada. Esta pesquisa serve como uma referência valiosa para pacientes, médicos, enfermeiros e demais profissionais da área da saúde”, concluem.
Referência:
Zhao, Y., Cao, W., Zhang, H. et al. The efficacy of acupuncture in the treatment of chemotherapy-induced peripheral neuropathy in cancer patients: a systematic review and meta-analysis. J Cancer Surviv (2025). https://doi.org/10.1007/s11764-025-01869-3