Acompanhamento de 5 anos do estudo POSITIVE apresentado no ESMO 2025 traz evidências robustas de que a interrupção temporária da terapia endócrina adjuvante para permitir a gestação não aumenta o risco de recorrência em mulheres jovens com câncer de mama precoce hormônio-positivo (RH+).
POSITIVE é um estudo prospectivo de braço único que avaliou a interrupção temporária da terapia endócrina adjuvante (após 18-30 meses por até 2 anos) para a gravidez em jovens sobreviventes de câncer de mama. O estudo incluiu 518 mulheres elegíveis entre dezembro de 2014 e dezembro de 2019, comparadas com um grupo controle externo pareado de pacientes do grupo SOFT/TEXT para estimar as taxas de eventos de intervalo livre de câncer de mama (do inglês, BCFI - breast cancer free interval), intervalo livre de recidiva à distância (DRFI - distant recurrence free interval) em 5 anos.
O acompanhamento inicial (mediana de 41 meses) demonstrou a segurança e a viabilidade da interrupção temporária da terapia endócrina adjuvante (TE) para a gravidez nessa população de pacientes. Agora, no ESMO 2025, foram apresentados os resultados atualizados sobre o intervalo livre de câncer de mama, intervalo livre de recidiva à distância, resultados de gravidez e fertilização in vitro (FIV) e retomada da terapia endócrina.
Em uma mediana de acompanhamento de 71 meses e 80 meses nas coortes POSITIVE e SOFT/TEXT, respectivamente, a incidência cumulativa de eventos de intervalo livre de câncer de mama em 5 anos foi de 12,3% no grupo POSITIVE e 13,2% no grupo SOFT/TEXT [diferença de -0,9% (IC 95%: -4,2% a 2,6%)]. A incidência cumulativa de eventos de intervalo livre de recidiva à distância em 5 anos foi de 6,2% no grupo POSITIVE e 8,3% no grupo SOFT/TEXT [diferença de -2,1% (IC 95%: -4,5% a 0,4%)].
Entre as 497 mulheres acompanhadas quanto aos desfechos gestacionais, 377 (75,8%) tiveram pelo menos uma gestação no estudo, 343 (69%) tiveram pelo menos um nascido vivo com 440 recém-nascidos; 75 pacientes tiveram mais de um nascido vivo no estudo.
Uma análise de referência de 18 meses confirmou que as pacientes que engravidaram apresentaram eventos de intervalo livre de câncer de mama semelhantes às que não engravidaram. Comparando as 180 pacientes (36%) que realizaram criopreservação de embriões/oócitos antes do recrutamento com aquelas que não realizaram, as incidências cumulativas de eventos de BCFI em 5 anos foram de 14,0% (IC 95%: 9,6% a 20,2%) e 11,5% (IC 95%: 8,4% a 15,7%), respectivamente. Das 429 pacientes acompanhadas por pelo menos 2 anos e que permaneceram livres da doença, 352 (82%) retomaram a terapia endócrina.
“Os dados de seguimento de 5 anos reforçam que interromper temporariamente a terapia hormonal adjuvante com objetivo de engravidar é uma estratégia segura para mulheres jovens com câncer de mama RH+ precoce, sem aumento significativo no risco de recorrência. No entanto, o acompanhamento de longo prazo continua essencial para avaliar os desfechos definitivos em sobrevida”, destacam os pesquisadores.
O estudo POSITIVE é conduzido pela ETOP IBCSG Partners Foundation e está registrado sob o número NCT02308085.
Referência:
LBA12 - 5-year follow-up results from the POSITIVE (Pregnancy Outcome and Safety of Interrupting Therapy for Women with Endocrine Responsive Breast Cancer) trial
Speakers: Fedro A. Peccatori (Milan, Italy)
Authors: Fedro A. Peccatori (Milan, Italy), Olivia Pagani (Rennaz, Switzerland), Samuel M. Niman (Boston, United States of America), Monica Ruggeri (Bern, Switzerland), Hatem A. Azim (Cairo, Egypt), Marco A. Colleoni (Milan, Italy), Cristina Saura Manich (Barcelona, Spain), Chikako Shimizu (Shinjuku-ku, Japan), Anna Satersdal (Oslo, Norway), Judith R. Kroep (Leiden, Netherlands), Ellen Warner (Toronto, Canada), Audrey Mailliez (Lille, France), Frederic Amant (Leuven, Belgium), Teresa Ferreiro (Barcelona, Spain), Martine Piccart (Anderlecht, Belgium), Larissa A. Korde (Bethesda, United States of America), Aron Goldhirsch (Milan, Italy), Richard D. Gelber (Boston, United States of America, MA), Ann H. Partridge (Boston, United States of America)
Proffered Paper session: Breast cancer, early stage
Munich Auditorium - CityCube B
Date Fri, 17.10.2025
Lecture Time 14:10 - 14:20