Onconews - NorthStar: estudo aponta benefício da adição da terapia local de consolidação a osimertinibe no CPCNP metastático com mutação de EGFR

A adição de terapia local de consolidação a osimertinibe prolonga significativamente a sobrevida livre de progressão em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas metastático com mutação de EGFR, mesmo em pacientes com doença polimetastática. É o que demonstram os resultados do estudo de Fase II NorthStar, selecionado para apresentação em sessão oral no ESMO 2025. O oncologista brasileiro Marcelo Vailati Negrão (foto), professor assistente no MD Anderson Cancer Center, em Houston, Texas, é coautor do trabalho.

Osimertinibe é o tratamento padrão para câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) metastático com mutação de EGFR. O estudo randomizado de Fase II NorthStar avaliou se a adição de terapia local de consolidação (TLC) - radioterapia, cirurgia ou a combinação de modalidades - melhora a sobrevida livre de progressão (SLP) em pacientes tratados com osimertinibe.

O estudo incluiu pacientes com deleção do exon 19 do EGFR (ex19del) ou L858R virgens de tratamento com inibidor da tirosina quinase (TKI), ou com doença adquirida expressando mutação T790 do EGFR após TKIs de primeira ou segunda geração que tiveram doença não progressiva após terapia de indução com osimertinibe.

Todos os pacientes (n=119) receberam 80 mg de osimertinibe diariamente por 6 a 12 semanas, e aqueles sem progressão da doença foram randomizados 1:1 para continuar com osimertinibe isoladamente (n=63) ou receber TLC em adição ao osimertinibe (n=56).

Os fatores de estratificação incluíram a linha de tratamento, o número de metástases (≤ 3 vs > 3), a resposta à indução (resposta parcial versus doença estável) e o envolvimento do sistema nervoso central (SNC). O desfecho primário foi a sobrevida livre de progressão (SLP).

A maioria dos pacientes em ambos os braços apresentava doença polimetastática (> 3 lesões: 37 pacientes [59%] osimertinibe isolado e 32 pacientes [57%] osimertinibe + TLC). As modalidades de TLC incluíram radiação isolada em 59% (n=33), cirurgia em 29% (n=17) e modalidades combinadas em 12% (n=6).

Eventos adversos de qualquer grau ocorreram em mais de 96% dos pacientes em cada braço, com eventos de grau ≥ 3 ocorrendo em aproximadamente 16% dos pacientes tratados com osimertinibe isolado e 29% no braço osimertinibe + TLC. As toxicidades mais comuns foram distúrbios cutâneos (65,1% vs. 64,4%), anorexia (19,0% vs. 16,9%) e dispneia (17,5% vs. 30,5%). Nenhum evento adverso inesperado foi observado, confirmando que a adição da terapia local de consolidação a osimertinibe é viável e segura.

A mediana da SLP foi significativamente prolongada no braço osimertinibe + terapia de consolidação em 25,4 meses, em comparação com 17,0 meses com osimertinibe isolado, correspondendo a uma redução de 40% no risco de progressão (HR 0,60, IC 95% 0,40-0,92; p=0,02).

Em síntese, a adição de terapia local de consolidação a osimertinibe prolonga significativamente a sobrevida livre de progressão em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas metastático com mutação de EGFR, mesmo em pacientes com doença polimetastática. “Os dados do NorthStar apoiam a incorporação da terapia de consolidação como estratégia de intensificação do tratamento sistêmico com osimertinibe, inclusive em cenários de doença extensa. A seleção adequada dos pacientes permanece fundamental, mas os resultados abrem caminho para uma potencial mudança no paradigma de tratamento do CPNPC EGFR-mutado”, concluem os autores.

O estudo foi financiado pela National Comprehensive Cancer Network e pela AstraZeneca, e está registrado em ClinicalTrials.Gov, NCT04479306. 

Referência: 

LBA72 - NorthStar: A phase II randomized study of osimertinib (OSI) with or without local consolidative therapy (LCT) for metastatic EGFR-mutant non-small cell lung cancer (NSCLC)

Speaker: Yasir Y. Elamin (Houston, United States of America)

Authors: Yasir Y. Elamin (Houston, United States of America), Saumil Gandhi (Houston, United States of America), Mara Antonoff (Houston, United States of America), Don Gibbons (Houston, United States of America), Marcelo V. Negrao (Houston, United States of America, SP), Tina Cascone (Houston, United States of America, MO), Carl M. Gay (Houston, United States of America), Lauren A. Byers (Houston, United States of America), George Blumenschein (Houston, United States of America), Chad G. Rusthoven (Aurora, United States of America), Ara Vaporciyan (Houston, United States of America), Collin M. Blakely (San Francisco, United States of America), Daniel Gomez (New York, United States of America), Lei Feng (Houston, United States of America), Jianjun Zhang (Houston, United States of America), Mehmet Altan (Houston, United States of America), Xiuning Le (Houston, United States of America), Joe Y. Chang (Houston, United States of America), Stephen Swisher (Houston, United States of America), John Heymach (Houston, United States of America)

Proffered paper session: NSCLC metastatic

Berlin Auditorium - Hub 27

Date Fri, 17.10.2025

Time 16:00 - 17:30

Lecture Time 16:00 - 16:10