Onconews - Ceralasertibe combinado à manutenção com durvalumabe mostra sobrevida promissora em pacientes com CPCP em estágio extenso

Estudo de Fase II apresentado no ESMO 2025 revela que a adição do inibidor de ATR ceralasertibe à manutenção com durvalumabe, após quimioimunoterapia de indução, demonstrou eficácia promissora e perfil de segurança manejável em pacientes com câncer de pulmão de células pequenas em estágio extenso sem tratamento prévio.

O câncer de pulmão de células pequenas (CPCP) em estágio extenso responde inicialmente à terapia; no entanto, a maioria dos pacientes apresenta recidiva com mediana de sobrevida global (SG) de 13 meses. Manter a resposta alcançada durante a primeira linha de tratamento pode melhorar os desfechos.

Ceralasertibe, um inibidor da ataxia-telangiectasia e Rad3-relacionada (ATR), pode atuar na dependência do CPCP à resposta a danos no DNA e modular o microambiente tumoral para promover a durabilidade da resposta.

Este estudo multicêntrico de Fase II, de braço único, foi conduzido para avaliar a eficácia da adição de ceralasertibe a durvalumabe (CD) de manutenção após indução com etoposídeo-platina e durvalumabe (EPD) em pacientes com CPCP virgens de tratamento.

Os pacientes foram incluídos antes do início do tratamento com EPD. O desfecho primário foi a sobrevida livre de progressão (SLP). Todos os desfechos foram avaliados a partir do momento do recrutamento. Pacientes sem progressão após quatro ciclos de EPD iniciaram ceralasertibe 240 mg duas vezes ao dia nos dias 1 a 7, com durvalumabe no dia 8, em um ciclo de 28 dias, até a progressão.

Entre agosto de 2021 e fevereiro de 2024, foram incluídos trinta pacientes, com um acompanhamento mediano de 13,5 meses. A mediana de idade foi de 65 anos, a maioria dos pacientes era do sexo feminino (56,7%), branco (82,1%) e ECOG PS de 1 (73,3%). Vinte e cinco pacientes (83,3%) receberam ≥ 1 ciclo de ceralasertibe e durvalumabe. A taxa de resposta objetiva confirmada foi de 73,3% (n = 22), incluindo duas respostas completas.

A mediana de duração de resposta foi de 6,6 meses (IC 95% 3,9; 17,1). A mediana de SLP foi de 6,1 meses (IC 95% 4,8; 9,5). A mediana da sobrevida global (SG) não foi alcançada, mas as taxas de SG em 12 e 24 meses foram de 68% (IC 95% 48; 82) e 59% (IC 95% 37; 75), respectivamente.

Eventos adversos relacionados ao tratamento de grau 3-4 que ocorreram em ≥ 10% dos pacientes incluíram neutropenia (26,7%), fadiga (20%), anemia (16,7%), infecção (13,4%) e dispneia (10%). Quatorze pacientes (46,7%) desenvolveram eventos adversos graves, dos quais sete (50%) estavam relacionados ao tratamento.

“A combinação de quimioimunoterapia seguida de ceralasertibe e durvalumabe demonstrou eficácia promissora, com taxas de sobrevida de 12 e 24 meses superiores às esperadas para a manutenção com durvalumabe isoladamente, e não apresentou nenhum novo sinal de segurança. Os dados reforçam o papel da modulação da resposta ao dano do DNA como um alvo terapêutico relevante nessa população”, concluem os autores.

O estudo é conduzido pela Big Ten Cancer Research Consortium (EUA), com financiamento da AstraZeneca, e está registrado em ClinicalTrials.Gov, NCT04699838. 

Referência:

2761O - Chemo-immunotherapy followed by durvalumab and ceralasertib in treatment naïve patients with extensive-stage small cell lung cancer

Speakers: Muhammad Furqan (Iowa City, United States of America)

Authors: Muhammad Furqan (Iowa City, United States of America), Asrar Alahmadi (Columbus, United States of America), Dwight H. Owen (Columbus, United States of America), Lawrence Feldman (Chicago, United States of America), Misty D. Shields (Indianapolis, United States of America), Greg Durm (Indianapolis, United States of America), William Zeitler (Iowa City, United States of America), Margaret Byrne (Iowa City, United States of America), Sarah Mott (Iowa City, United States of America), Akhil Jane (Iowa City, United States of America), Simon Smith (Royston, United Kingdom), Nasser Hanna (Indianapolis, United States of America)

Proffered paper session: Non-metastatic NSCLC

Date Sat, 18.10.2025

Room Bonn Auditorium - Hall 7.1c

Lecture Time 08:40 - 08:50