Onconews - Pesquisa brasileira com participação da IARC busca aprimorar conhecimentos para a prevenção do câncer

Diogo Bugano (foto), oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein, é o principal investigador de estudo não randomizado de Fase II, que busca comparar diferentes estratégias de implementação para a disseminação do Código Latino-Americano e do Caribe Contra o Câncer. O estudo conta com a colaboração da IARC (Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer) e deve inscrever 1200 participantes em quatro unidades básicas de saúde em Aparecida de Goiânia, região metropolitana de Goiás.

São elegíveis pacientes adultos (≥18 anos) cadastrados em uma unidade básica de saúde (UBS) participante em Aparecida de Goiânia, com diagnóstico prévio de qualquer tipo de câncer ou em tratamento oncológico (Grupo 1). De acordo com o protocolo (NCT06965608), os participantes deste grupo receberão uma série estruturada de mensagens no WhatsApp com recomendações para a prevenção do câncer baseadas em evidências do Código Latino-Americano e do Caribe Contra o Câncer (Código LAC). “As mensagens serão entregues ao longo de quatro semanas, três vezes por semana, abordando tópicos importantes como cessação do tabagismo, alimentação saudável, atividade física e exames periódicos. Métricas de engajamento serão monitoradas para avaliar a viabilidade e a adesão, assim como profissionais de saúde com pelo menos três meses de experiência em uma UBS participante”, descreve o protocolo.

O estudo também vai incluir profissionais de saúde (Grupo 2), que participarão de um workshop online individualizado, projetado para aprimorar conhecimentos e habilidades de comunicação relacionadas à prevenção do câncer, em conformidade com as recomendações do Código LAC.

A pesquisa prevê, ainda, um terceiro braço de análise, que combina ambas as estratégias de intervenção. Os participantes da população em geral receberão mensagens no WhatsApp com recomendações de prevenção ao câncer, enquanto os profissionais de saúde participarão do workshop online (Grupo 3). “Essa abordagem combinada visa avaliar se o reforço das mensagens de prevenção ao câncer, tanto na comunidade quanto nos profissionais de saúde, leva a melhores resultados na alfabetização em prevenção ao câncer e na utilização dos serviços de saúde”, descreve o protocolo.

Informações adicionais sobre este estudo estão disponíveis na plataforma ClinicalTrials.gov: NCT06965608.

Official Title: Feasibility Study to Actively Disseminate the Latin America and the Caribbean Code Against Cancer in Primary Healthcare Centers in Aparecida de Goiania (Brazil) - FLACC-Brazil