Os mastologistas Vanessa Monteiro Sanvido e Afonso Celso Pinto Nazário (foto) são os principais investigadores de estudo que busca demonstrar a não-inferioridade da crioablação comparada à cirurgia de mama para o tratamento do câncer de mama inicial. A pesquisa é patrocinada pelo Hospital do Coração, em São Paulo, com apoio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), e está aberta ao recrutamento de pacientes.
A crioablação é uma técnica não cirúrgica e minimamente invasiva que destrói o tecido tumoral por meio de congelamento e descongelamento cíclicos usando criossondas. Esse processo induz a morte celular sem exigir hospitalização, permitindo uma recuperação mais rápida.
Neste estudo (CRYSTAL-SIX; NCT06839001), o objetivo principal é demonstrar a não-inferioridade da crioablação em comparação com a cirurgia de mama (lumpectomia ou mastectomia) para o tratamento do câncer de mama em estágio inicial (T1N0M0), além de comparar os custos diretos dos tratamentos.
Os desfechos secundários incluem avaliar a recorrência locorregional, a sobrevida livre de doença e a sobrevida global. O ensaio clínico também busca analisar as células tumorais circulantes (CTCs) como fatores prognósticos, medir a satisfação do paciente e a qualidade de vida.
A expectativa é inscrever 750 participantes. São elegíveis pacientes com câncer de mama invasivo com tumor ≤ 2,0 cm (T1), com indicação cirúrgica como primeira opção, independentemente dos resultados da imuno-histoquímica.
Dados adicionais e os critérios completos de inclusão/exclusão de participantes estão disponíveis na plataforma ClinicalTrials.gov.
Informações sobre a participação neste estudo podem ser obtidas com os investigadores principais:
Vanessa Monteiro Sanvido
Telefone: +55 11 5576484
Email:
Afonso Celso Pinto Nazário
Telefone: +55 11 5576484
Email: