Pesquisa inédita apresentou uma solução de biópsia líquida capaz de detectar simultaneamente malignidades em estágio inicial e rastrear suas origens teciduais em oito tipos de câncer. O teste oferece uma técnica clínica promissora para a detecção do câncer, incluindo malignidades que não possuem padrões de triagem estabelecidos ou que apresentam altas taxas de incidência global.
O câncer é uma das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo, compondo um cenário que, cada vez mais, impõe a necessidade urgente de modelos eficazes de triagem para a detecção e o diagnóstico precoces.
A análise da metilação do DNA livre de células (cfDNA, do inglês cell-free DNA) em amostras de sangue tem se destacado como abordagem promissora para a detecção precoce de múltiplos tipos de câncer, com potencial para melhorar as taxas de sobrevida.
Neste estudo (INSPECTOR), o objetivo dos pesquisadores foi desenvolver um sistema de detecção de múltiplos tipos de câncer a partir da origem do sinal do câncer (CSO), projetado para cânceres em estágio inicial ou de difícil detecção, incluindo os de pulmão, mama, colorretal, fígado, esôfago, estômago, pâncreas e ovário.
O estudo envolveu a criação de um banco de dados para a identificação de marcadores de metilação (n = 6.342), integrando conjuntos de dados públicos (n = 4.699) e amostras internas (n = 1.643). Todos os marcadores foram processados utilizando o sequenciamento de metiloma completo assistido pela enzima hTET (GM-seq). “Isso possibilitou o desenvolvimento de um painel direcionado abrangendo 155.362 sítios CpG metilados. Utilizando sequenciamento de nova geração (NGS) de alta profundidade assistido por hTET, nosso teste sanguíneo alcançou uma profundidade única mediana de 1.093×”, destacam os autores.
Para treinamento e validação a análise utilizou coortes multicêntricas de casos e controles, incluindo vários subtipos patológicos. A validação clínica considerou 1.071 participantes no conjunto de treinamento, 581 no conjunto de validação e 824 no conjunto de validação independente. Os resultados mostram que o teste sanguíneo demonstrou desempenho robusto com especificidade de 99,1% e sensibilidade de 83,2% no conjunto de treinamento, 99,0% e 81,8% no conjunto de validação, e resultados comparáveis no conjunto de validação independente (99,0% de especificidade, 81,9% de sensibilidade).
A sensibilidade atingiu 65,5% para cânceres em estágio I, 79,7% para estágio II e 71,3% para os estágios I-II combinados. Os autores descrevem que az sensibilidades para diferentes tipos de câncer foram as seguintes: esôfago (79,2%), estômago (76,1%), colorretal (86,2%), pâncreas (66,7%), fígado (100,0%), pulmão (72,9%), mama (88,9%) e ovário (87,9%).
Em síntese, o modelo exibiu alta precisão, com taxas de predição da origem do câncer (top-1) de 87,9% (validação) e 87,4% (validação independente), chegando a 95,1% e 94,5% para as predições top-2, respectivamente. Especificamente para cânceres em estágio I, a precisão top-1 foi de 85,5%.
“Esses achados reforçam a eficácia do sistema de sequenciamento de metilação de cfDNA assistido por hTET em diversos tipos de câncer, particularmente em estágios iniciais. O teste NGS assistido por enzimas para cfDNA metilado aumenta, portanto, a utilidade clínica da triagem não invasiva baseada em sangue”, concluem os pesquisadores.
A íntegra do estudo está disponível em acesso aberto na Cancer Communications.
Referência:
Boccacino JM, Velasco-Herrera MDC, Beale MA, Billington J, Vermes I, Obolenski S, Wong K, Torrens L, Moody S, Perdomo S, Cheema S, Francis B, Offord V, Butler AP, Adams DJ. SPARKI: a tool for the statistical analysis of pathogen identification results. Bioinformatics. 2025 Oct 31:btaf596. doi: 10.1093/bioinformatics/btaf596. Epub ahead of print. PMID: 41169153.