faio franke bxArtigo com participação do oncologista brasileiro Fabio Franke (foto) apresenta os dados de sobrevida global de ribociclibe associado à terapia endócrina no câncer de mama avançado, em pacientes HER2 negativo, com receptor hormonal positivo. Os resultados são de uma análise interina pré-especificada, publicada em julho no New England Journal of Medicine, com a atualização dos dados de sobrevida global do estudo MONALEESA-7. "O MONALEESA-7 é o primeiro estudo com inibidor de CDK4/6 que resultou em aumento de sobrevida global. Um aumento não apenas estatístico, mas também clínico de grande magnitude”, afirma Franke, coordenador do Cacon, em Ijuí (RS) e investigador principal do Centro de Pesquisa Clínica em Oncologia - Oncosite.

A adição de ribociclibe à terapia endócrina resultou em sobrevida global significativamente mais longa que a terapia endócrina isolada. A sobrevida global estimada em 42 meses foi de 70,2% (intervalo de confiança de 95% [IC], 63,5 a 76,0) no grupo de ribociclibe e 46,0% (IC 95%, 32,0 a 58,9) no grupo placebo (razão de risco para óbito, 0,71 IC 95%, 0,54 a 0,95, P = 0,00973 pelo teste log-rank).

Neste ensaio de Fase III, o inibidor de CDK 4/6 ribociclibe associado à terapia endócrina proporcionou benefício de sobrevida (hazard ratio para morte, 0,70; IC 95%, 0,50 a 0,98) em pacientes na pré-menopausa ou na perimenopausa com câncer de mama HER2 negativo, com status positivo para receptores hormonais. “Até a apresentação dos dados do MONALEESA-7, não havia nenhuma evidência que levasse à perspectiva de mudar a sobrevida global nesse grupo de pacientes. O resultado estabelece o novo padrão ouro na primeira linha para pacientes com câncer de mama metastático RH positivo, HER-2 negativo’, conclui Franke. 

Referência: Im, S.-A., Lu, Y.-S., Bardia, A., Harbeck, N., Colleoni, M., Franke, F., … Tripathy, D. (2019). Overall Survival with Ribociclib plus Endocrine Therapy in Breast Cancer. New England Journal of Medicine. doi:10.1056/nejmoa1903765

Veja mais

Câncer de mama na ASCO 2019, novas evidências

Evidências e perspectivas na oncologia mamária

MONALEESA-7: ribociclibe aumenta a sobrevida no câncer de mama avançado

MONALEESA-7: análise de expressão gênica é tema de Poster Discussion na ASCO 2019