Artigo de Vaccarella e Vineis analisa como as profundas desigualdades socioeconômicas acabam por moldar o atual panorama epidemiológico do câncer, com desafios significativos para a sustentabilidade dos sistemas de saúde. “Neste artigo, propomos uma nova perspectiva e um roteiro abrangente que examina as ineficiências dos sistemas de saúde sob a lente da subutilização simultânea do tratamento oncológico por populações carentes e da sobreutilização por grupos com maior acesso ao sistema de saúde”, destacam os autores.
Em 2023, os pesquisadores participaram de estudo que analisou a mortalidade por câncer na Europa, revelando um cenário de desigualdades que afeta desproporcionalmente grupos de baixa escolaridade, especialmente mulheres.
Agora, em novo levantamento publicado no Journal of the National Cancer Institute (JNCI), Vaccarella e Vineis mostram que recursos financeiros e humanos são cada vez mais alocados para intervenções médicas de impacto mínimo ou que causam danos, incluindo sobrediagnóstico e sobretratamento.
O trabalho espera servir como referência para formuladores de políticas e autoridades de saúde pública, apresentando exemplos específicos de intervenções que podem reduzir futuras desigualdades no câncer.
Referência:
Vaccarella S, Vineis P. Cancer care underuse, overuse, and inequalities. J Natl Cancer Inst. 2025 Oct 8:djaf290. doi: 10.1093/jnci/djaf290. Epub ahead of print. PMID: 41059997.