O Índice de Risco Nutricional Geriátrico (IRGN) é uma ferramenta valiosa para avaliar o estado nutricional em idosos. Estudo que analisou a associação entre o IRGN e o risco de câncer gastrointestinal (GI) fornece evidências de que o IRGN elevado está significativamente associado à redução do risco de câncer gastrointestinal na população geriátrica.
Neste estudo, foram analisados dados de 18.889 participantes com 60 anos ou mais a partir da Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição (NHANES, das iniciais em inglês) entre 1999 e 2020. Modelos de regressão logística multivariável foram usados para examinar a associação entre o IRGN e o risco de câncer GI, ajustando para fatores de confusão, incluindo idade, sexo, raça, educação, razão pobreza-renda (PIR), tabagismo, consumo de álcool, hipertensão e diabetes.
Os resultados mostram associação negativa significativa entre o IRGN e o risco de câncer GI (p = 0,005), após ajuste completo para fatores de confusão. Os participantes no terceiro quartil do IRGN apresentaram risco 35% menor de câncer gastrointestinal em comparação com aqueles no quartil mais baixo (p = 0,010). A análise de regressão por partes identificou um limiar de IRGN de 95,25.
“Esses achados fornecem evidências de que o IRGN elevado está significativamente associado à redução do risco de câncer gastrointestinal em indivíduos geriátricos”, concluem os autores.
O câncer continua a representar importante ameaça à saúde global. Em 2022, estima-se que o câncer afetará aproximadamente 20 milhões de pessoas em todo o mundo e será responsável por quase 9,7 milhões de mortes.
Referência:
Zhou, F., He, L., Zhu, M., Zhou, Y., & Fan, D. (2025). Association Between Geriatric Nutritional Risk Index and Gastrointestinal Cancer Risk in Older Adults: Insights from the National Health and Nutrition Examination Survey 1999–2020. Nutrition and Cancer, 1–10. https://doi.org/10.1080/01635581.2025.2567025