Os fenótipos de sobrepeso/obesidade, sarcopenia/obesidade com sobrepeso e sarcopenia/caquexia foram associados ao aumento da mortalidade em pacientes com carcinoma epitelial de ovário e carcinoma seroso de ovário de alto grau. Os resultados são de estudo publicado no Journal of the National Cancer Institute (JNCI).
A associação da composição corporal com a mortalidade no carcinoma epitelial de ovário (EOC) é pouco compreendida. Até o momento, as evidências sugerem que a alta adiposidade está associada à diminuição da mortalidade (um paradoxo da obesidade), mas o impacto do músculo nesta associação não foi investigado.
Nesse estudo, os pesquisadores definiram associações de fenótipos de composição corporal de exposição articular muscular e adiposidade com mortalidade por carcinoma epitelial de ovário.
A composição corporal de 500 mulheres no The Body Composition and Epithelial Ovarian Cancer Survival Study foi dicotomizada como índice de músculo esquelético (SMI) normal/baixo, um proxy para sarcopenia e adiposidade alta/baixa.
Quatro fenótipos foram classificados como aptos/referência (SMI normal/baixa adiposidade; 16,2%), sobrepeso/obesidade (SMI normal/alta adiposidade; 51,2%), sarcopenia/obesidade com sobrepeso (baixo SMI/alta adiposidade; 15,6%) e sarcopenia/caquexia (baixo SMI/baixa adiposidade; 17%). Foram utilizados modelos multivariados de Cox para estimar associações de cada fenótipo com mortalidade para carcinoma epitelial de ovário geral e carcinoma seroso de ovário de alto grau (HGSOC).
Resultados
O sobrepeso/obesidade foi associado a um aumento de até 51% e 104% na mortalidade no carcinoma epitelial de ovário e carcinoma seroso de ovário de alto grau (HR = 1,51, 95% CI: 1,05-2,19 e HR = 2,04, IC 95%: 1,29-3,21).
Sarcopenia/obesidade com sobrepeso foi associada a um aumento de até 66% e 67% na mortalidade em EOC e HGSOC (HR = 1,66, 95% CI: 1,13-2,45 e HR = 1,67, 95% CI: 1,05-2,68). A sarcopenia/caquexia foi associada a um aumento de até 73% e 109% na mortalidade em carcinoma epitelial de ovário e carcinoma seroso de ovário de alto grau (HR = 1,73, 95% CI: 1,14-2,63 e HR = 2,09, 95% CI: 1,25-3,50).
Em síntese, os fenótipos de sobrepeso/obesidade, sarcopenia/obesidade com sobrepeso e sarcopenia/caquexia foram associados ao aumento da mortalidade em carcinoma epitelial de ovário e carcinoma seroso de ovário de alto grau. “Exercícios e intervenções dietéticas poderiam ser aproveitados como estratégias de tratamento auxiliares para melhorar os resultados nas malignidades ginecológicas mais fatais, sem fatores prognósticos modificáveis previamente estabelecidos”, concluíram os autores.
Referência:
Evan W Davis, Kristopher Attwood, Joseph Prunier, Gyorgy Paragh, Janine M Joseph, André Klein, Charles Roche, Nancy Barone, John Lewis Etter, Andrew D Ray, Britton Trabert, Matthew B Schabath, Lauren C Peres, Rikki Cannioto, The association of body composition phenotypes before chemotherapy with epithelial ovarian cancer mortality, JNCI: Journal of the National Cancer Institute, 2024;, djae112, https://doi.org/10.1093/jnci/djae112