Quando o risco de recorrência do câncer de cólon se torna insignificante após a cirurgia e a terapia adjuvante, permitindo uma definição prática de cura? Análise conjunta de 35.213 pacientes de 15 ensaios clínicos randomizados de fase 3 demonstrou que a incidência de recidiva relacionada ao câncer de cólon declinou continuamente e caiu para menos de 0,5% no sexto ano após a cirurgia. Os resultados foram publicados no JAMA Oncology.
A definição de cura no câncer de cólon em estágio II a III permanece obscura devido às limitações dos desfechos convencionais, que incluem mortes e segundos tumores primários como eventos. Isso pode complicar a comunicação com os pacientes sobre os desfechos a longo prazo.astr
Nesse estudo, os pesquisadores buscaram distinguir recidivas de eventos competitivos relacionados à saúde para classificar os desfechos em longo prazo anos após a cirurgia e explorar quando a incidência de recidivas verdadeiras do câncer de cólon inicial se aproxima de 0% para definir a cura nesta doença.
A análise conjunta de dados individuais de pacientes de 15 ensaios clínicos randomizados de fase 3 avaliou o tempo até a recidiva relacionada ao câncer de cólon usando os métodos de Kaplan-Meier e Aalen-Johansen, com morte e segundos tumores primários tratados como riscos competitivos. Modelos de regressão de Cox avaliaram associações prognósticas estratificadas por sexo, estágio e tumor.
Foram incluídos pacientes com câncer de cólon em estágio II a III submetidos à quimioterapia adjuvante. Todos os pacientes foram submetidos à cirurgia radical para câncer de cólon e receberam quimioterapia adjuvante com um acompanhamento mediano de pelo menos 6 anos. Os bancos de dados Adjuvant Colon Cancer Endpoints (ACCENT) e International Duration Evaluation of Adjuvant Chemotherapy (IDEA) incluíram estudos de adjuvância conduzidos entre 1996 e 2015. Os dados foram analisados entre fevereiro de 2022 e junho de 2025.
Os regimes de quimioterapia adjuvante variaram entre os ensaios, incluindo fluoropirimidinas isoladamente ou em combinação com oxaliplatina ou agentes biológicos.
O desfecho primário foi o tempo até a recorrência relacionada ao câncer de cólon. O limite predefinido para cura foi um risco de recorrência abaixo de 0,5%.
Entre 35.213 pacientes incluídos, 19.346 (54,9%) eram do sexo masculino e a idade média (DP) foi de 60,2 (10,8) anos. A taxa de incidência de recorrência atingiu o pico de 6,4% (1993 de 31373) entre o 6º e o 12º mês e diminuiu continuamente até o 10º ano de acompanhamento, nunca ultrapassando 0,5%. A taxa de recorrência pareceu aumentar novamente após o 10º ano e atingiu o pico de 2,0% durante o 12º ano e meio ao 13º ano, um padrão observado exclusivamente no estudo MOSAIC.
A análise de eventos competitivos revelou que a morte e os segundos tumores primários inflaram a taxa de recorrência aparente, especialmente em pacientes mais velhos. A incidência cumulativa geral de recidiva com morte como risco competitivo foi menor entre pacientes do sexo feminino (razão de risco, 0,58; IC 95%, 0,45-0,76; P < 0,001).
Em síntese, nesta análise conjunta de ensaios clínicos randomizados de fase 3, uma taxa de recorrência inferior a 0,5% ocorreu após 6 anos da cirurgia, apoiando uma definição prática de cura. “Reconhecer esse marco pode melhorar a comunicação com o paciente, orientar a duração do acompanhamento e reduzir a vigilância desnecessária de longo prazo”, afirmam os autores, observando que o conceito de “cura” baseado em um critério estatístico objetivo — como a taxa de recorrência inferior a 0,5% — pode servir como um novo parâmetro de desfecho em ensaios clínicos e avaliações regulatórias.
Referência:
Pastorino A, Liu H, Pederson L, et al. The Definition of Cure in Colon Cancer: A Pooled Analysis of 15 Randomized Clinical Trials. JAMA Oncol. Published online October 02, 2025. doi:10.1001/jamaoncol.2025.3760