Revisão sistemática e meta-análise publicada no periódico Supportive Care in Cancer demonstrou que a atividade física favorece a aptidão cardiorrespiratória e pode melhorar a qualidade de vida e os níveis de PSA em homens com câncer de próstata em vigilância ativa.

Os pesquisadores realizaram uma pesquisa bibliográfica no PubMed, EMBASE e na Biblioteca Cochrane usando termos de pesquisa, incluindo exercício, câncer de próstata, vigilância ativa e ensaios clínicos randomizados. As médias e desvios padrão para pico de consumo de oxigênio (VO2pico), níveis de antígeno prostático específico (PSA) e qualidade de vida (QV) foram extraídos para os grupos intervenção e controle. Um modelo de efeitos aleatórios foi usado para resumir os efeitos da atividade física.

Entre 158 estudos identificados, foram incluídos seis ensaios clínicos randomizados totalizando 332 pacientes. As intervenções incluíram modificações no estilo de vida (exercício aeróbico + dieta) em três estudos e diferentes modalidades de exercício em três estudos. A duração da intervenção foi de 2 a 12 meses; três intervenções foram supervisionadas e três foram autodirigidas.

A diferença média ponderada agrupada entre exercício e cuidados habituais para VO2pico foi de 1,42 mL/kg/min (95% CI: 0,30 a 2,54, P ≤ 0,001). Um efeito não significativo foi observado para a qualidade de vida (diferença média padronizada agrupada [SMD]: 0,24, 95% CI:  − 0,03 a 0,51, P = 0,08), que se tornou estatisticamente significativo e mais forte após a exclusão de um estudo discrepante (P < 0,001).

O exercício também teve um efeito positivo nos níveis de PSA (SMD agrupado: − 0,43, IC 95%: −0,87 a 0,01, P = 0,05).

Em síntese, a atividade física teve impacto positivo na aptidão cardiorrespiratória e pode melhorar a qualidade de vida e os níveis de PSA em homens com câncer de próstata em vigilância ativa. “Mais estudos com amostras maiores são necessários para obter resultados mais confiáveis”, observaram os autores.

Referência:

Lee, DJ., Byeon, J.Y., Park, DH. et al. Effects of exercise during active surveillance for prostate cancer: A systematic review and meta-analysis. Support Care Cancer 32, 406 (2024). https://doi.org/10.1007/s00520-024-08606-z