prostata 21 2 bxO inibidor de PARP (PARPi) olaparibe demonstrou ser um tratamento de manutenção eficaz em termos de sobrevida livre de progressão radiográfica e clínica em pacientes com câncer de próstata metastático resistente à castração (mCRPC) com mutação nos genes de reparo de recombinação homóloga (HRR) e que alcançaram resposta ou estabilização da doença após o tratamento com docetaxel. Os resultados são de estudo espanhol publicado na Cancers.

O estudo SOGUG-IMANOL foi um estudo multicêntrico espanhol de fase 2, não controlado, que avaliou a eficácia do tratamento de manutenção com olaparibe na sobrevida livre de progressão radiográfica (rPFS) em pacientes com câncer de próstata metastático resistente à castração que alcançaram resposta parcial ou completa ou estabilização da doença após o tratamento com docetaxel, e tinham uma mutação germinativa/somática documentada em qualquer um dos genes de reparo de recombinação homóloga (HRR).

Os pacientes receberam 300 mg de olaparibe via oral duas vezes ao dia. Da população rastreada (n = 134), foram encontradas 26 (19,4%) mutações somáticas e 14 pacientes foram incluídos no estudo.

A mediana de sobrevida livre de progressão radiográfica foi de 11,1 (95% CI, 5,7 a 16,5) meses. A mediana da SLP-PSA foi de 3,5 (95% CI, 1,0 a 6,0) meses, e a mediana da SLP clínica foi de 14,7 (95% CI, 1,8 a 27,5 meses). O benefício clínico foi observado em 12 pacientes (85,7%, IC95% 67,4% a 100%), incluindo dois pacientes com resposta parcial e 10 com doença estável. Seis pacientes relataram eventos adversos de grau 3 a 5: astenia (n = 3), anemia (n = 2) e neutropenia (n = 1).

“Neste cenário, olaparibe demonstrou ser um tratamento de manutenção eficaz em termos de sobrevida livre de progressão radiográfica e SLP clínica, tornando-se uma opção terapêutica para alguns pacientes portadores de uma mutação no gene HRR e em cenários onde é necessária investigação adicional”, concluíram os autores. 

Referência: Juan Fita MJ, Anido Herranz U, Mendez-Vidal MJ, Gironés-Sarrió R, Muñoz-Langa J, Sepúlveda-Sánchez J, Mellado B, Alvarez-Fernandez C, Heras López L, López-Guerrero JA, et al. Phase II Trial Evaluating Olaparib Maintenance in Patients with Metastatic Castration-Resistant Prostate Cancer Responsive or Stabilized on Docetaxel Treatment: SOGUG-IMANOL Study. Cancers. 2023; 15(21):5223. https://doi.org/10.3390/cancers15215223