Idoso NET OKEstudo de Petrelli e colegas publicado no Journal of Geriatric Oncology demonstrou que a lateralidade do tumor (direito versus esquerdo) não tem um papel significativo na sobrevida em pacientes idosos com câncer de cólon.

“A idade é um importante fator de risco para câncer de cólon (CC). Na população geral, o lado do tumor (direito versus esquerdo) apresenta um efeito prognóstico significativo, com os tumores direitos apresentando piores resultados devido a diferenças biológicas. No entanto, pouco se sabe sobre o papel da lateralidade na população idosa”, destaca a publicação.

Os autores conduziram uma análise agrupada de estudos observacionais e prospectivos para confirmar ou rejeitar a hipótese de que o lado do tumor é uma variável prognóstica em pacientes idosos com câncer de cólon.

Até janeiro de 2023, foram pesquisados os termos (“colorretal” ou “cólon”) e (“câncer” ou “carcinoma”) e (“idoso” ou “mais velho” ou “65 anos” ou “70 anos” ou “75 anos”) e (“lado” ou “site” ou “direita” ou “esquerda”) na PubMed, Embase e Biblioteca Cochrane. Os pesquisadores selecionaram trabalhos (em inglês) para comparar o prognóstico do câncer de cólon no lado esquerdo versus direito em pacientes mais velhos (com limite inferior de 65 anos de idade). O endpoint primário foi a sobrevida global (SG). As taxas de risco (HR) para SG com intervalos de confiança relativos de 95% (IC) foram extraídas de cada estudo. As taxas de risco foram calculadas usando modelos de efeitos randomizados ou fixos, dependendo da heterogeneidade dos estudos incluídos.

O processo de revisão levou à inclusão de 13 artigos, relatando dados de sobrevida para um total de 227.218 pacientes. Os resultados demonstraram que a lateralidade do câncer de cólon não foi independentemente associada ao risco de mortalidade em pacientes idosos (HR 0,97; 95% CI 0,9–1,04; p = 0,34), com alta heterogeneidade observada na análise principal (P < 0,01; I2 = 85%).

“Nossa análise mostra que o tumor localizado no lado esquerdo ou direito em pacientes idosos com câncer de cólon não tem papel significativo no risco de morte geral. Esses dados apoiam o uso de outros parâmetros como estágio, biologia, comorbidades e expectativa de vida, para decidir sobre o tratamento e o prolongamento dos exames até os últimos anos do paciente”, concluíram os autores.

Referência: Petrelli, Fausto; Dottorini, Lorenzo; Luciani, Andrea. Prognostic relevance of sidedness in older patients with colon cancer: A review and pooled analysis of 227,218 patients. Published: September 09, 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jgo.2023.101624