Em uma coorte de mulheres idosas com câncer de mama inicial, a combinação de câncer de mama e quimioterapia contribuiu para o rápido declínio funcional, reforçando a necessidade de intervenções para preservar a função física nessa população de pacientes.

Neste estudo (NCT01472094), o objetivo dos pesquisadores foi avaliar se o declínio funcional em mulheres idosas com câncer de mama em estágio inicial é causado por câncer, quimioterapia ou uma combinação de ambos.

Três grupos de mulheres com idade  ≥ 65 anos foram amostrados prospectivamente: 444 com câncer de mama em estágio inicial recebendo quimioterapia (BC Chemo), 98 com câncer de mama em estágio inicial que não receberam quimioterapia (Controle BC) e 100 controles sem câncer (Controle NC). A função física foi avaliada em dois momentos (T1 [baseline] e T2 [3, 4 ou 6 meses]) usando a Subescala de Funcionamento Físico (PF-10) do RAND 36-item Short Form. O desfecho primário foi a mudança nos escores do PF-10 de T1 para T2, analisados de forma contínua e dicotômica (Sim/Não, com "sim" indicando um declínio do PF-10 > 10 pontos, ou seja, uma diferença substancial e clinicamente significativa).

Os resultados foram publicados por Sedrak et al no Journal of Cancer Survivorship e mostram que as pontuações iniciais do PF-10 foram semelhantes em todos os grupos. No entanto, o grupo BC Chemo experimentou um declínio significativo em T2, com uma alteração mediana no PF-10 de -5 (intervalo interquartil [IQR], -20, 0), enquanto os grupos BC Control e NC Control mostraram alteração mediana de 0 (IQR , -5, 5). Mais de 30% dos participantes do BC Chemo tiveram declínio substancial no PF-10 versus 8% no grupo Controle BC e 5% nos grupos controle NC (p < 0,001).

Diante da elevada prevalência de declínio funcional em mulheres idosas submetidas à quimioterapia do câncer da mama, os resultados desse estudo sublinham a urgência de desenvolver intervenções destinadas a preservar a função física principalmente durante e após a quimioterapia e a melhorar os resultados de saúde. 

Referência:

Sedrak, M.S., Sun, CL., Bae, M. et al. Functional decline in older breast cancer survivors treated with and without chemotherapy and non-cancer controls: results from the Hurria Older PatiEnts (HOPE) prospective study. J Cancer Surviv (2024). https://doi.org/10.1007/s11764-024-01594-3