Estudo chinês prospectivo de base populacional buscou determinar a idade inicial estratificada por risco para triagem de câncer gástrico com base nos perfis de risco individuais e desenvolver uma calculadora online para aplicação clínica. Os resultados foram publicados no JNCI: Journal of the National Cancer Institute.

Neste estudo prospectivo multicêntrico de base populacional, os pesquisadores dividiram os participantes inscritos durante 2015-2017 (n = 59.771, com idades entre 40-69 anos) em grupos rastreados e não rastreados, e os observaram quanto aos endpoints primários – ocorrência de câncer gástrico, mortalidade por todas as causas e mortalidade específica por câncer gástrico. A mediana de acompanhamento foi de 6,07 anos.

Para determinar a idade inicial de referência, a eficácia da triagem de câncer gástrica foi avaliada por faixas etárias após correspondência com escore de propensão. Além disso, as pontuações de risco individuais calculadas (usando fatores de risco bem estabelecidos) foram categorizadas por quantis. Posteriormente, curvas de risco cumulativas de 10 anos específicas por idade foram utilizadas para estimar a idade inicial estratificada pelo risco – quando o nível de risco do indivíduo corresponde ao limite de risco da idade inicial de referência.

Resultados

Durante o acompanhamento, ocorreram 475 casos de câncer gástrico, 182 mortes pela doença e 1.860 mortes por todas as causas. A mortalidade por todas as causas e específica por câncer gástrico diminuiu entre os indivíduos rastreados com idade ≥45 e 50-59 anos, respectivamente. Assim, a idade média de início da população (referência) foi fixada em 50 anos.

O risco cumulativo de câncer gástrico em 10 anos na população média com 50 anos foi de 1,147%. A idade inicial foi estratificada usando oito fatores de risco e os participantes categorizados como indivíduos de baixo, médio e alto risco, cuja idade inicial estratificada pelo risco foi 58, 50 e 46 anos, respectivamente.

“Embora os indivíduos de alto risco justifiquem a triagem do câncer gástrico de 3 a 5 anos antes do que a população média (50 anos), os indivíduos de baixo risco podem tolerar a triagem tardia. Nossa calculadora online personalizada de idade inicial ajudará na triagem de câncer gástrico adaptada ao risco (https://web.consultech.com.cn/gastric/#/).

Referência:

Siyi He, Zhiyi Zhang, Guohui Song, Zhenhai Wang, He Li, Maomao Cao, Fan Yang, Dianqin Sun, Xinxin Yan, Shaoli Zhang, Yi Teng, Qianru Li, Changfa Xia, Wanqing Chen, Personalized starting age of gastric cancer screening based on individuals' risk profiles: a population-based prospective study, JNCI: Journal of the National Cancer Institute, 2024;, djae162, https://doi.org/10.1093/jnci/djae162