Estudo publicado no European Journal of Cancer (EJC) apresenta uma nova abordagem de modelagem que corrige o risco extra de morte (RR) por outras causas que não o câncer diagnosticado. Os pesquisadores analisaram dados do EUROCARE-6 de pacientes com câncer de cabeça e pescoço, colorretal e mama.

“Para estimar a sobrevida líquida e a fração de cura do câncer (FC), ou seja, a proporção de pacientes que já não correm o risco de morrer devido à progressão/recidiva do câncer, é necessário fazer uma distinção clara entre mortalidade por câncer e por outras causas. Convencionalmente, a fração de cura é estimada assumindo que não há excesso de mortalidade em comparação com a população em geral”, esclarecem os autores.

Nesse estudo, os pesquisadores analisaram dados do EUROCARE-6 de pacientes com câncer de cabeça e pescoço, colorretal e mama com idades entre 40 e 79 anos, diagnosticados entre 1998 a 2002 e acompanhados até 31 de dezembro de 2014. As informações foram fornecidas por 65 registros de câncer europeus.

Pacientes jovens do sexo masculino com câncer de cabeça e pescoço têm 4 vezes mais risco de morrer por outras causas do que seus pares; esse risco diminui com a idade para 1,6. Resultados semelhantes foram observados em mulheres. Observamos um aumento absoluto da fração de cura de 30% utilizando o novo modelo em vez do convencional. Para o câncer colorretal, a fração de cura com o novo modelo aumentou no máximo 3% para pacientes mais velhos e o risco extra de morte variou de 1 a 1,2 para ambos os sexos. A fração de cura do câncer de mama feminino variou de 73% a 79% usando o novo modelo de cura, com risco extra de morte entre 1,2 e 1,4.

“Não considerar um risco extra de morte maior que 1 leva a subestimar a proporção de pacientes que não estão fadados a morrer devido ao câncer diagnosticado. As estimativas do risco de mortalidade por câncer têm um impacto importante na qualidade de vida dos pacientes”, concluíram os autores.

Referência:

Estimating cure and risk of death from other causes of cancer patients: EUROCARE-6 data on Head & Neck, Colorectal, and Breast cancers - Laura Botta, Riccardo Capocaccia, Alice Bernasconi, Gemma Gatta, Valerie Jooste, The EUROCARE-6 WG. - Published:July 09, 2024. DOI:https://doi.org/10.1016/j.ejca.2024.114187