Evidências mais recentes sobre a associação entre álcool e câncer são tema da apresentação de pesquisadores da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) durante o Quinto Fórum da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre Álcool, Drogas e Comportamentos Aditivos, que acontece online de 24 a 26 de junho.
O programa de Monografias do IARC classificou o álcool como cancerígeno para humanos (Grupo 1) pela primeira vez em 1987. Os volumes mais recentes da série de Manuais de Prevenção do Câncer da IARC – Volume 20A sobre Redução ou Cessação do Consumo de Bebidas Alcoólicas e o próximo Volume 20B sobre Políticas sobre Álcool – fornecem visões gerais da eficácia de políticas voltadas à redução do consumo de bebidas alcoólicas.
Este ano, o principal objetivo do Quinto Fórum é impulsionar parcerias e colaborações internacionais para acelerar e sustentar ações de saúde pública voltadas à redução do impacto causado pelo uso de substâncias e comportamentos aditivos.