microangiopatiaO desenvolvimento mundial de drogas anticâncer dirigidas ao sistema imune revolucionou a imuno-oncologia, mas sua implicação nas síndromes de microangiopatia trombótica é cada vez mais suspeita. É o que aponta análise de Largeau et al. baseada em relatórios de segurança do banco de dados de farmacovigilância da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fonte: JIM Graphical Abstract

Neste estudo, o objetivo foi identificar medicamentos associados à notificação de microangiopatia trombótica (MAT) e descrever a evolução da notificação de MAT ao longo do tempo com foco nesses agentes terapêuticos. Os pesquisadores usaram os relatórios de segurança de casos individuais (ICSRs) extraídos do banco de dados de farmacovigilância da Organização Mundial da Saúde (OMS) (VigiBase) desde o seu início (1968) até 30 de abril de 2022.

Os resultados foram publicados (ahead of print) no Journal of Internal Medicine e mostram que dos 31.251.040 ICSRs, 6.946 casos de suspeita de MAT induzida por medicamentos foram incluídos em 55 países. O desfecho foi fatal em 18,2% dos casos. Os autores descrevem que um total de 72 drogas anticancerígenas/direcionadas ao sistema imunológico foram associadas com supernotificação significativa, incluindo 17 drogas que representam uma potencial nova preocupação de segurança para o microangiopatia trombótica.

Largeau et al. destacam que, embora a taxa de notificação de MAT por milhão de ICSRs tenha permanecido razoavelmente estável, um aumento absoluto nos casos relatados de suspeita de MAT induzida por drogas foi observado na última década. O padrão de medicamentos relatados na MAT evoluiu com aumento substancial na proporção de casos envolvendo medicamentos anticâncer direcionados ao sistema imunológico, saltando de 47,3% (205/433) no período de 1992-2001 para 80,7% (3819/4730) no período 2012-2021.

“O número de medicamentos associados à notificação de microangiopatia trombótica aumentou acentuadamente nos últimos 10 anos, principalmente devido a medicamentos anticancerígenos inovadores”, concluem os autores, acrescentando que vários medicamentos anticâncer direcionados ao sistema imunológico comercializados recentemente foram identificados como potenciais novos medicamentos associados a microangiopatia trombótica, o que exigirá estudos confirmatórios.

Referência: Largeau B, Thoreau B, Grangé S, Jonville-Béra AP, Halimi JM. Thrombotic microangiopathy associated with anticancer and immune system targeting drugs: New insights from real-world data using the WHO pharmacovigilance database. J Intern Med. 2023 Aug 4. doi: 10.1111/joim.13703. Epub ahead of print. PMID: 37538031.