27042024Sáb
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Subnotificação de sintomas e seu valor prognóstico

resultados pacientesPesquisadores italianos realizaram uma análise conjunta de 12 ensaios clínicos sobre câncer para descrever a taxa de subnotificação de seis eventos adversos (anorexia, náusea, vômito, constipação, diarreia e fadiga) do tratamento do câncer e explorar sua associação com a sobrevida global. “A maior utilização dos resultados relatados pelos pacientes pode reduzir a subnotificação de sintomas subjetivos durante o tratamento do câncer”, destacaram os autores em artigo publicado no ESMO Open.

Esta análise post hoc de dados agrupados de 12 ensaios randomizados realizados pelo Instituto Nacional do Câncer de Nápoles (Itália) incluiu pacientes com análises primárias publicadas entre 2002 e 2019. A ocorrência e o grau de seis eventos adversos (anorexia, náusea, vômito, constipação, diarreia e fadiga) relatados pelos médicos foram comparados com os sintomas correspondentes relatados pelos pacientes em questionários de qualidade de vida (QV).

A subnotificação foi definida como a taxa de casos notificados com grau 0 pelo médico e grau ≥1 pelo paciente. O valor prognóstico foi testado em um modelo multivariável estratificado por ensaio, incluindo idade, sexo e performance status como fatores de confusão. Um limite de referência foi definido para análises de sobrevida global.

Resultados 

Foram analisados 3.792 pacientes com câncer avançado de pulmão, ovário, pâncreas, mama ou colorretal; 2.603 (68,6%) eram elegíveis com pelo menos uma avaliação de toxicidade e um questionário de qualidade de vida antes do primeiro reestadiamento planejado da doença. A concordância entre os relatos dos médicos e dos pacientes foi baixa, com os coeficientes k de Cohen variando de 0,03 (fadiga) a 0,33 (vômitos).

A subnotificação variou de 52,7% (náuseas) a 80,5% (anorexia) e não foi associada à sobrevida global. Anorexia, vômitos e fadiga relatados pelo paciente (‘um pouco’ ou mais) foram significativamente associados a uma sobrevida global mais curta.

“A subnotificação de sintomas foi frequente (de 52,7% para náuseas a 80,5% para anorexia), mas não afetou a sobrevida. No então, os sintomas relatados pelos pacientes devem ser utilizados com maior frequência para avaliação prognóstica”, concluíram os autores.

Referência: Under-reporting of subjective symptoms and its prognostic value: a pooled analysis of 12 cancer clinical trials. Open Access. Published: March 06,2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.esmoop.2024.102941

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519