27042024Sáb
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Microbiota da mucosa tumoral pode predizer resultados favoráveis no câncer colorretal

microbioma 2 bxEstudo prospectivo multicêntrico buscou mapear a microbiota e o metaboloma da mucosa do câncer colorretal  (CRC) e definir sua influência nos resultados oncológicos. Os achados sugerem que redes de patobiontes no nicho da mucosa tumoral estão associadas a mutações e subtipos metabólicos que predizem resultados favoráveis após a ressecção primária do CRC.

Neste estudo observacional, prospectivo, multicêntrico os pesquisadores consideraram pacientes com CRC submetidos à ressecção cirúrgica primária no Reino Unido (n = 74) e na República Tcheca (n = 61). A análise foi realizada usando metataxonomia, cromatografia líquida de ultra-performance-espectrometria de massa (UPLC-MS) e PCR quantitativo (qPCR) bacteriano, além do sequenciamento do exoma tumoral.

A regressão de riscos proporcionais de Cox foi usada para verificar os agrupamentos associados à sobrevida livre de doença durante o acompanhamento médio de 50 meses, identificando agrupamentos de bactérias e metabólitos ligados ao CRC, assim como covariáveis clínicas e oncológicas.

Os resultados publicados no Microbiome mostram que treze aglomerados da microbiota foram identificados na musosa, dos quais cinco foram significativamente diferentes entre o tumor e a mucosa normal pareada. O cluster 7, contendo os patobiontes Fusobacterium nucleatum e Granulicatella adiacens, foi fortemente associado ao CRC (PFDR = 0,0002). Além disso, a dominância tumoral do cluster 7 previu independentemente sobrevida livre de doença favorável (p = 0,031 ajustado). O Cluster 1, contendo Faecalibacterium prausnitzii e Ruminococcus gnavus, foi negativamente associado ao câncer (PFDR = 0,0009), enquanto a abundância foi preditor independente de pior sobrevida livre de doença (p = 0,0009 ajustado).

Os autores descrevem que a análise UPLC-MS revelou dois grupos metabólicos principais (Met): Met 1, composto por espécies de ácidos graxos de cadeia média (MCFA), cadeia longa (LCFA) e cadeia muito longa (VLCFA), ceramidas e lisofosfolipídios, foi negativamente associado ao CRC (PFDR = 2,61 × 10−11); O Met 2, composto por espécies de fosfatidilcolina, nucleosídeos e aminoácidos foi fortemente associado ao CRC (PFDR = 1,30 × 10−12), mas os aglomerados de metabólitos não foram associados à sobrevida livre de doença (p = 0,358). Uma associação foi identificada entre Met 1 e deficiência de reparo de incompatibilidade de DNA (p = 0,005). As mutações FBXW7 foram encontradas apenas em cânceres predominantes no cluster 7 da microbiota.

Esta é a primeira análise combinada abrangente da microbiota da mucosa CRC e do metaboloma do tumor. “Nosso achado significativo é que a maior abundância tumoral de um aglomerado de microbiota (cluster 7), incluindo os gêneros patobiontes Fusobacterium, Granulicatella e Gemella, está independentemente associada a melhores resultados após ressecção primária do câncer colorretal”, concluem os autores.

A íntegra do estudo está disponível em acesso aberto.

Referência: Alexander, J.L., Posma, J.M., Scott, A. et al. Pathobionts in the tumour microbiota predict survival following resection for colorectal cancer. Microbiome 11, 100 (2023). https://doi.org/10.1186/s40168-023-01518-w


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519