27042024Sáb
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

INCA celebra Dia Mundial do Câncer

dia mundial inca 24 1O Instituto Nacional do Câncer (INCA) promove no dia 20 de fevereiro, às 10h, um encontro para celebrar o Dia Mundial do Câncer. O objetivo é apresentar as convergências entre a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no âmbito do SUS e o Código Latino-Americano e Caribenho Contra o Câncer. O evento será transmitido pela TV INCA.

O evento conta com a participação de especialistas do INCA e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que irão detalhar as recomendações convergentes entre o Código Latino-Americano e Caribenho contra o Câncer (LAC Code) e a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC).

Sancionada em dezembro, a A PNPCC (Lei 14.758) tem como principais objetivos a redução da incidência e da mortalidade dos diferentes tipos de câncer e a promoção do acesso ao cuidado integral. A lei inclui o Programa Nacional de Navegação da Pessoa com Diagnóstico de Câncer, que busca proporcionar acompanhamento individual das ações envolvidas no diagnóstico e tratamento dos pacientes oncológicos.

Lançado ano passado pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), o LAC Code também projeta reduções de incidência e mortalidade relacionadas à doença, a partir de medidas individuais e coletivas de prevenção e detecção precoce. O documento foi elaborado por 60 especialistas de entidades governamentais e ONGs entre 2021 e 2023. O INCA, em parceria com a Opas, o Hospital Albert Einstein e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, traduziu a publicação para o português.

Dentre os fatores de risco evitáveis para o desenvolvimento da doença, o tabagismo é responsável por 161 mil mortes anuais de câncer no Brasil, o que representa 13% do total de óbitos pela doença. Já o consumo de ultraprocessados é o causador de mais de 57 mil mortes a cada ano pelo mesmo motivo, o que corresponde a cerca de 11% de todos os óbitos em adultos de 30 a 69 anos no País.  No que se refere à ingestão de bebida alcoólica, estimativas apontam que a cada hora duas pessoas morrem por causas plenamente atribuíveis ao uso do produto. Em 2019, cerca de 17 mil casos novos e 9 mil mortes por câncer foram atribuíveis ao consumo desse tipo de bebida.

Dia Mundial do Câncer 2024 - Cuidados para todos. Juntos somos mais fortes
Data: 20 de fevereiro, às 10 horas
Transmissão pela TV INCA: https://youtube.com/live/Nyi1goxRd7o?feature=share
Informações: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/eventos/dia-mundial-do-cancer-2024

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519