26042024Sex
AtualizadoQui, 25 Abr 2024 4pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

AVANA: quimiorradioterapia pré-operatória e avelumabe no câncer de reto localmente avançado

cancer retoEm pacientes com câncer de reto localmente avançado (LARC, da sigla em inglês), a quimiorradioterapia pré-operatória (CTRT) aumenta a expressão de PD-L1 em ​​células tumorais, sugerindo uma estratégia combinada de radioterapia e bloqueio da via PD-1/PD-L1. Essa é a premissa do estudo de fase II AVANA, que avalia o papel de avelumabe em combinação com CTRT neoadjuvante nessa população de pacientes. O trabalho foi selecionado para apresentação oral no ESMO GI 021.


Microbioma e resultados com nivolumabe no câncer gástrico avançado

dan waitzberg 21O microbioma intestinal é capaz de prever o tempo de sobrevida em pacientes com câncer gástrico avançado tratados com nivolumabe. É o que mostram resultados de ensaio destacado em sessão oral no ESMO-GI (DELIVER, JACCRO GC-08). “Estes resultados confirmam a forte interrelação entre câncer e microbiota intestinal, anteriormente bem definida em melanoma, câncer de pulmão, cólon e mama, para o câncer gástrico”, destaca Dan Waitzberg (foto), professor associado do departamento de Gastroenterologia da FMUSP e Diretor científico da Bioma4me.

Câncer de cólon e antibióticos

alexandre palladino inca bxEstudo apresentado no ESMO GI 2021 sugere que o uso desnecessário de antibióticos pode aumentar o risco de câncer de cólon, especialmente em pessoas com menos de 50 anos.1 Apesar de não mostrar uma relação direta de causa e efeito, os resultados levantam novas preocupações sobre o impacto do aumento estimado de 65% no consumo global de antibióticos relatado entre 2000 e 2015.2 "A importância do uso racional de antibióticos sempre foi defendida como boa prática em medicina para evitar seleção de cepas de germes resistentes a antimicrobianos, e agora temos mais um forte argumento", afirma o oncologista Alexandre Palladino (foto), chefe da oncologia clínica do Hospital do Câncer I (INCA). 

DESTINY-Gastric01: biomarcadores de trastuzumabe deruxtecana no câncer gástrico avançado HER2+

tiago biachi 21Independentemente do momento do teste para status HER2 ou nível de amplificação de ERBB2 de plasma em ctDNA, o conjugado anticorpo-droga trastuzumabe deruxtecana demonstrou eficácia clinicamente significativa em pacientes com câncer gástrico avançado HER2+. Os resultados são de análise exploratória do estudo DESTINY-Gastric01 selecionada para apresentação oral no ESMO GI 2021. Tiago Biachi (foto), oncologista do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, comenta os resultados.

APACT mostra resultados de SG em 5 anos

alexandre jacome 2020 bxSelecionado como o primeiro Late Breaking Abstract do 23º Congresso ESMO dedicado aos tumores do trato gastrointestinal, o estudo APACT atualizou os resultados, agora com dados de sobrevida global (SG) em 5 anos em uma análise por intenção de tratar (ITT) na população geral. A análise indica benefício significativo da adição de nab-paclitaxel (nab-P) à quimioterapia com gemcitabina (Gem) na adjuvância do câncer de pâncreas.1 “Diante da toxicidade associada ao regime gemcitabina + capecitabina, Gem + nab-P demonstra-se como uma opção terapêutica no contexto adjuvante, principalmente pela sua relevância clínica em SG em 5 anos, com diferença absoluta de 7% entre os dois regimes”, avalia o oncologista Alexandre Jácome (foto).

A variante KRAS G12C na oncologia GI

trato gastro 21 2 bxTrês estudos mapeando a prevalência de mutações KRAS em tumores do trato gastrointestinal, com foco específico na mutação KRAS G12C e nos resultados dos pacientes, integram o programa científico do 23º Congresso Mundial ESMO de Câncer Gastrointestinal, realizado de 30 de junho a 3 de julho, em edição online.

Biópsia líquida e sequenciamento do exoma total mostram valor preditivo e prognóstico no câncer colorretal metastático

allan pereira bxElena Élez, médica do Instituto de Oncologia Vall D’Hebron, em Barcelona, é primeira autora de estudo selecionado como Late Breaking Abstract no 23º Congresso ESMO dedicado aos tumores do trato gastrointestinal. “Embora seja um estudo que traga novos insights para avaliação molecular quanto a sensibilidade de terapia-alvo inibidora de BRAF em pacientes com câncer colorretal metastático, esses resultados vieram de um número muito pequeno de pacientes, o que nos obriga a esperar sua validação em coortes maiores”, avalia o oncologista Allan Pereira (foto).

OCTOPUS: Dose de quimioterapia adjuvante e sobrevida em obesos com câncer colorretal

rivadavio 2020Meta-análise apresentada no ESMO GI 2021 demonstrou que pacientes obesos com câncer colorretal (CCR) recebem doses cumulativas mais baixas de quimioterapia adjuvante em relação à área de superfície corporal (BSA) em comparação com pacientes não obesos1, o que poderia explicar a pior sobrevida observada nessa população de pacientes. O oncologista Rivadávio Antunes de Oliveira (foto), coordenador da residência médica do Hospital do Câncer de Londrina, comenta os resultados.

Complicações da esofagectomia de resgate no câncer de esôfago avançado

jose aquinoJose Luis Braga de Aquino (foto), professor titular de clínica cirúrgica na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), é primeiro autor de estudo selecionado para apresentação em pôster no ESMO GI 2021 que avalia os resultados da esofagectomia de resgate em pacientes com câncer de esôfago submetidos a quimiorradiação e descreve as complicações locais e sistêmicas do procedimento.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519