19042024Sex
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 10pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

2021

Complicações da esofagectomia de resgate no câncer de esôfago avançado

jose aquinoJose Luis Braga de Aquino (foto), professor titular de clínica cirúrgica na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), é primeiro autor de estudo selecionado para apresentação em pôster no ESMO GI 2021 que avalia os resultados da esofagectomia de resgate em pacientes com câncer de esôfago submetidos a quimiorradiação e descreve as complicações locais e sistêmicas do procedimento.

Como a esofagectomia raramente é curativa, novas abordagens de tratamento têm sido utilizadas, como quimioterapia e radioterapia isoladas ou combinadas com quimiorradiação, seguida ou não de cirurgia. A esofagectomia de resgate é uma alternativa para pacientes com doença recorrente ou avançada.

Neste estudo, trinta e dois pacientes com carcinoma epidermoide de esôfago irressecável foram tratados com quimiorradiação seguida de esofagectomia. Todos apresentavam condições clínicas pré-operatórias necessárias para indicação do procedimento cirúrgico. Foi realizada esofagectomia transtorácica mais laparotomia/laparoscopia da linha média. Os pacientes foram avaliados em relação a quaisquer complicações pós-operatórias.

Resultados

Sete pacientes (21,8%) apresentaram evidência de fístula de anastomose, com 6 delas evoluindo de forma satisfatória. A dilatação pós-operatória foi necessária em 9 (28,1%) de 32 pacientes devido à estenose da sutura da linha esofagogástrica. 10 pacientes (31,2%) desenvolveram infecção pulmonar, com desfecho fatal em 2 deles, e um paciente veio a óbito em consequência de um evento cardiovascular. Entre os 22 pacientes que estavam disponíveis para acompanhamento de cinco anos, houve um taxa de sobrevida de 59,9% (13 pacientes).

“Os pacientes apresentaram elevada morbidade com o procedimento devido a muitos fatores, como o longo período entre a quimiorradiação e a cirurgia, que leva à lesão do tecido, resultando em fístulas anastomóticas. No entanto, a esofagectomia parece ter seu valor em casos sem outras opções terapêuticas”, concluíram os autores.

Referência: P-179 Complications of the rescue esophagectomy in advanced esophageal cancer - J. Braga de Aquino, V. Leandro-Merhi, J. Ramos, F. Machado - Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP, Campinas, Brazil

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519