02052024Qui
AtualizadoQui, 02 Maio 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

PROs como estratégia de recrutamento para ensaios clínicos

Resultados de estudo sugerem que o uso de resultados relatados eletronicamente pelo paciente (ePROs, do inglês, electronic patient-reported outcomes) nos cuidados de rotina foi associado a um maior número de inscrições em um estudo de intervenção de sintomas em comparação com o encaminhamento médico. “Mensagens encaminhadas diretamente do serviço de referência podem apoiar a inscrição e ajudar a reduzir as barreiras do oncologista para a inscrição em estudos que testam intervenções sintomáticas”, afirmam os autores do estudo publicado no JAMA Network Open.

“Os ensaios clínicos são essenciais para o progresso na oncologia; no entanto, apenas 5% da população adulta com câncer participa desses estudos. O aproveitamento de dados coletados rotineiramente (resultados relatados eletronicamente pelos pacientes [ePROs]) pode servir como um método para promover a inscrição em estudos”, defendem os autores.

Esse subestudo randomizado foi conduzido entre setembro de 2022 e março de 2023 em um centro terciário de câncer como parte de um ensaio clínico em andamento que estava testando uma intervenção sintomática para fadiga relacionada ao câncer.

Foram incluídos pacientes com câncer de mama submetidos à radioterapia que preencheram pelo menos um questionário ePRO durante o período do estudo. Os questionários de exposição ePRO distribuídos na prática rotineira foram enviados semanalmente e avaliados quanto à fadiga moderada ou maior, o principal critério de inclusão para o ensaio primário. Para avaliar a associação da fonte da mensagem com a resposta e inscrição, todos os outros pacientes receberam uma mensagem da equipe primária de radioterapia oncológica ou do serviço de referência.

Resultados

Um total de 1.041 pacientes preencheram os questionários ePRO, dos quais 394 (38%; 53 asiáticos [13,6%], 43 negros [11,0%], 29 hispânicos [7,4%] e 262 indivíduos brancos [66,5%]; mediana de 55 anos de idade [47-65] anos) relataram fadiga moderada ou superior durante o tratamento.

210 pacientes (53,3%) foram randomizados para receber mensagem do portal e 184 (46,7%) pacientes o padrão de cuidados (do inglês, SOC - standard of care – encaminhamento médico). No grupo de mensagens do portal, 73 pacientes (35%) responderam e 41 (20%) realizaram a inscrição, em comparação com 1 paciente (0,5%) encaminhado e 0 inscritos no grupo padrão de cuidados (P < 0,001).

A taxa de resposta às mensagens do portal favoreceu o serviço de referência versus o serviço primário de radiação oncológica (44% vs 26%; P = 0,01), mas não houve diferença significativa nas inscrições.

“Os resultados do estudo sugerem que o uso de ePROs de cuidados de rotina foi associado a um maior número de inscrições em um estudo de intervenção de sintomas em comparação com o encaminhamento médico, atual padrão de cuidado. Mensagens diretamente do serviço de referência podem apoiar a inscrição e ajudar a reduzir as barreiras do médico oncologista em relação à inscrição em estudos que testam intervenções sintomáticas”, concluíram os autores.

Referência: Verdini NP, Bryl KL, Baser RE, Lapen K, Mao JJ, Gillespie EF. Patient-Reported Outcomes as a Recruitment Strategy for Clinical Trial Enrollment. JAMA Oncol. Published online April 11, 2024. doi:10.1001/jamaoncol.2024.0280

 

 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519