29042024Seg
AtualizadoDom, 28 Abr 2024 12pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Estudo aponta caminho para imunoterapia no câncer de próstata

prostata 23Estudo de Antonarakis e colegas publicado na Prostate and Prostatic Disease mostra que a maior infiltração tumoral de células natural killer (NK) foi associada a melhor sobrevida global em 28 dos 45 tipos de câncer analisados, incluindo câncer de próstata (CaP). “Utilizando o maior conjunto de dados disponível até o momento, demonstramos que as células NK infiltram ampla gama de tumores, incluindo o CaP primário e metastático”, destacam os autores, indicando que são uma opção viável para futuras abordagens de imunoterapia.

As células natural killer (NK) são células imunes inatas não específicas para antígenos que podem ser redirecionadas para alvos de interesse usando múltiplas estratégias, embora nenhuma seja atualmente aprovada pela FDA. Nesta análise, os pesquisadores avaliaram a infiltração de células NK em tumores para desenvolver uma melhor compreensão de quais histologias podem ser mais receptivas às terapias baseadas em células NK atualmente em desenvolvimento.

O sequenciamento de DNA (exoma direcionado/completo) e RNA (transcriptoma completo) foi realizado a partir de tumores de 45 tipos de câncer (N = 90.916 para todos os cânceres e N = 3365 para câncer de próstata) submetidos à Caris Life Sciences. As frações de células NK e a desconvolução imunológica foram inferidas a partir de dados de RNA-seq usando quanTIseq. A análise considerou a sobrevida global (SG) e o status do tratamento no mundo real e calculou as estimativas de Kaplan-Meier.

Os resultados mostram que, tanto em um cenário específico de pan-tumor, quanto no câncer de próstata, as células NK representam uma proporção substancial do infiltrado celular total (faixa média de 2 a 9% para todos os tumores). A maior infiltração de células NK foi associada a melhor SG em 28 dos 45 tipos de câncer, incluindo CaP.

A infiltração de células NK foi negativamente correlacionada com mutações condutoras comuns e variantes de receptores de andrógenos (AR-V7) em biópsias primárias de próstata, enquanto positivamente correlacionada com reguladores imunológicos negativos. Níveis mais elevados de infiltração de células NK foram associados a padrões consistentes de resposta anti-inflamatória compensatória.

“Utilizando o maior conjunto de dados disponível até o momento, demonstramos que as células NK infiltram uma ampla gama de tumores, incluindo o CaP primário e metastático. A infiltração de células NK está associada a melhores resultados dos pacientes com CaP”, concluem os autores, acrescentando que as células NK são capazes de trafegar tanto para o CaP primário quanto metastático e são uma opção viável para abordagens de imunoterapia no futuro. “O desenvolvimento futuro de estratégias para aumentar a atividade e ativação citolítica mediada por células NK que se infiltram no tumor, ao mesmo tempo que limita as vias inibitórias, será fundamental”, destacam os autores.

Esta é a maior compilação já realizada de análises completas de exoma e transcriptoma completo de pacientes com CaP, compreendendo no total 3.365 amostras, enquanto o Atlas do Genoma do Câncer (TCGA), por exemplo, continha 497  e 537 amostras, respectivamente. Outra comparação revela que as amostras de câncer no TCGA eram majoritariamente de tumores primários de próstata pré-tratamento, enquanto a coorte atual é uma mistura de amostras pré e durante o tratamento obtidas da próstata e de locais metastáticos prevalentes, como fígado e ossos.

A íntegra do estudo está disponível em acesso aberto.

Referência: Zorko, N.A., Makovec, A., Elliott, A. et al. Natural Killer Cell Infiltration in Prostate Cancers Predict Improved Patient Outcomes. Prostate Cancer Prostatic Dis (2024). https://doi.org/10.1038/s41391-024-00797-0


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519