27042024Sáb
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Mamografia de rastreamento regular reduz significativamente mortes por câncer de mama

Smith hs lgA realização regular da mamografia de rastreamento (cinco mais recentes) reduziu em 66% o risco de morte por câncer de mama em comparação com mulheres que não realizaram nenhum exame. “Os resultados reforçam que a adesão à mamografia regular é a medida mais eficaz para evitar o diagnóstico de câncer de mama avançado”, afirmou Robert Smith (foto), vice-presidente sênior e diretor da American Cancer Society Center for Cancer Screening e primeiro autor do estudo. O estudo foi apresentado no Congresso Anual da Radiological Society of North America (RSNA).

Embora as mamografias regulares sejam um fator importante na detecção precoce do câncer de mama, ainda existem muitas barreiras que restringem as mulheres de receber estes cuidados preventivos, incluindo o acesso e dificuldades de agenda.

Nesse estudo, Smith e colegas procuraram identificar o impacto exato de perder pelo menos uma mamografia. Os pesquisadores obtiveram o histórico de rastreamento das mulheres em centros de oncologia em toda a Suécia durante um período de 1992 a 2016. Um total de 36.079 pacientes com câncer de mama foram incluídas no estudo.

Utilizando dados do Registo Sueco de Causas de Morte, foram identificadas 4.564 mortes por câncer de mama entre as pacientes incluídas no estudo. Os pesquisadores acompanharam então a participação de todas as mulheres em cinco ou menos mamografias mais recentes para rastreio do câncer de mama antes do diagnóstico da doença.

As mulheres que compareceram a todas as mamografias de rastreamento solicitadas tiveram uma taxa de sobrevida superior a 80%. As mulheres que não participaram de nenhum exame tiveram uma taxa de sobrevida que variou de 59,1% a 77,6%.

As mulheres que realizaram todas as cinco mamografias de rastreio registaram uma redução de 72% no risco de morrer de câncer de mama em comparação com as mulheres que não realizaram nenhuma mamografia de rastreio. Mesmo após o ajuste conservador para potenciais fatores de autoseleção, houve uma redução altamente significativa de 66% no risco de morte por câncer de mama.

“As mulheres que realizaram todos os cinco exames de mamografia anteriores ao diagnóstico de câncer de mama tiveram quase três vezes menos probabilidade de morrer de câncer de mama em comparação com as mulheres que não realizaram nenhum exame, e cada exame adicional realizado entre os cinco exames anteriores conferiu um efeito protetor adicional contra a morte por câncer de mama”, disse Smith. “Ignorar apenas uma mamografia programada pode resultar num diagnóstico de doença mais avançada, impactando significativamente as chances de sobrevida”, concluiu.

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519