28042024Dom
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Fatores não clínicos associados ao tratamento de idosas com CDIS de baixo grau recém-diagnosticado

idosa 2021Aumentar a conscientização e os esforços direcionados para educar médicos sobre o manejo do carcinoma ductal in situ de baixo grau em pacientes idosas poderia reduzir os danos aos pacientes e gerar economias substanciais de custos. É o que sugerem os resultados de estudo de DeLeire e colegas publicado no periódico Cancer.

O carcinoma ductal in situ (CDIS) é a forma mais comum de câncer de mama não invasivo e está associado a um excelente prognóstico. Como resultado, há preocupação com o sobrediagnóstico e o sobretratamento do CDIS porque a maioria das pacientes com CDIS são tratadas como se tivessem câncer de mama invasivo e submetidas à cirurgia conservadora da mama (do inglês, BCS - breast-conserving surgery) - mais comumente seguida de radioterapia (RT) - ou mastectomia. Poucas pesquisas até o momento se concentraram em fatores não clínicos que influenciam o tratamento do CDIS”, observaram os autores.

Dados populacionais foram analisados a partir de cinco registros estaduais de câncer (Califórnia, Flórida, Nova Jersey, Nova York e Texas) de mulheres com 65 anos ou mais recém-diagnosticadas com CDIS entre 2003 e 2014, usando um desenho de coorte retrospectivo e modelagem logística multinominal. Os registros com dados de inscrição no Medicare e solicitações de taxas por serviço para obter tratamentos (cirurgia conservadora isolada, cirurgia conservadora com radioterapia ou mastectomia) foram mesclados. A estrutura da prática cirúrgica foi identificada por meio de pesquisas médicas e pesquisas na Internet.

Resultados

Pacientes de cirurgiões empregados por centros de câncer ou sistemas de saúde tiveram menor probabilidade de receber cirurgia conservadora da mama com radioterapia ou mastectomia em comparação com pacientes de cirurgiões em clínicas de especialidade única ou multiespecialidades. Também houve variação geográfica substancial nos tratamentos, com pacientes em Nova York, Nova Jersey e Califórnia sendo menos propensos a receber cirurgia conservadora com radioterapia ou mastectomia do que pacientes no Texas ou na Flórida. 

“Estas descobertas sugerem que fatores não clínicos, incluindo a cultura da prática e/ou incentivos financeiros, estão significativamente associados aos tipos de tratamento recebidos para CDIS. Aumentar a conscientização e os esforços direcionados para educar médicos sobre o manejo do CDIS entre pacientes idosas com CDIS de baixo grau poderia reduzir os danos aos pacientes e gerar economias substanciais de custos”, concluíram os autores.

Referência: DeLeire, T, Mitchell, JM, De La Cruz, L, Isaacs, C. Nonclinical factors associated with the treatment of older women with newly diagnosed low-grade DCIS. Cancer. 2023; 1-11. doi:10.1002/cncr.35124

 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519