28042024Dom
AtualizadoDom, 28 Abr 2024 12pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

FDA aprova capivasertibe mais fulvestranto no câncer de mama HR+/HER2-

aprovado 22Food and Drug Administration (FDA) dos EUA aprovou a combinação de capivasertibe mais fulvestranto para adultos com câncer de mama localmente avançado ou metastático receptor hormonal positivo (HR+), HER2-negativo, com pelo menos uma alteração PIK3CA/AKT1/PTEN, conforme determinado por um teste aprovado pela FDA, após progressão da doença em pelo menos um tratamento endócrino no cenário metastático ou recorrência dentro de um ano após o término da terapia adjuvante.

A agência norte-americana tamém aprovou o ensaio FoundationOne CDx, um diagnóstico complementar para confirmar quais pacientes são elegíveis ao tratamento com capivasertibe mais fulvestranto.

A aprovação foi baseada nos dados do ensaio clínico multicêntrico CAPItello-291, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, que incluiu 708 pacientes com câncer de mama localmente avançado ou metastático HR-positivo/HER2-negativo. Destes participantes, 289 apresentavam tumores com alterações PIK3CA/AKT1/PTEN. Foi necessária a progressão da doença durante o tratamento à base de inibidor da aromatase. Além disso, os pacientes poderiam ter sido submetidos a no máximo duas linhas anteriores de terapia endócrina e uma linha de quimioterapia para doença localmente avançada ou metastática.

Os pacientes foram randomizados (1:1) para receber capivasertibe (400 mg) ou placebo. Os medicamentos foram administrados por via oral duas vezes ao dia durante quatro dias consecutivos, seguidos de uma pausa de três dias no tratamento a cada semana, dentro de um ciclo de tratamento de 28 dias. Os pacientes de ambos os grupos receberam fulvestranto (500 mg) por via intramuscular no primeiro e no décimo quinto dia do primeiro ciclo, seguido do mesmo tratamento a cada 28 dias. O tratamento continuou até a progressão da doença ou toxicidade inaceitável.

O principal endpoint foi a sobrevida livre de progressão (SLP) avaliada pelo investigador. Esta avaliação foi realizada na população geral e em um subgrupo de pacientes cujos tumores foram submetidos à avaliação para alterações PIK3CA/AKT1/PTEN (RECIST v1.1).

Os pesquisadores observaram uma diferença estatisticamente significativa nos resultados de SLP na população geral e entre os pacientes cujos tumores exibiam alterações PIK3CA/AKT1/PTEN.

Entre os 289 pacientes com tumores com alterações PIK3CA/AKT1/PTEN, a mediana de SLP foi de 7,3 meses (95% CI: 5,5-9,0) no grupo de capivasertibe mais fulvestranto em comparação com 3,1 meses (95% CI: 2,0- 3.7) no grupo placebo-fulvestranto. O hazard ratio (HR) foi de 0,50 (95% CI: 0,38-0,65) e o valor de p foi inferior a 0,0001. Numa análise exploratória da SLP em um subgrupo de 313 pacientes cujos tumores não apresentavam alterações PIK3CA/AKT1/PTEN, o HR foi de 0,79 (95% CI: 0,61-1,02). Isto indicou que a diferença observada na população geral foi impulsionada principalmente pelos resultados observados em pacientes cujos tumores apresentavam alterações PIK3CA/AKT1/PTEN.

Os eventos adversos mais comuns, que ocorreram em pelo menos 20% dos pacientes e incluíram anormalidades laboratoriais foram diarreia, reações adversas cutâneas, aumento da glicose, diminuição de linfócitos, diminuição da hemoglobina, aumento da glicemia de jejum, náusea, fadiga, diminuição de leucócitos, aumento de triglicerídeos, diminuição de neutrófilos, aumento de creatinina, vômitos e estomatite.

Capivasertibe é um inibidor de AKT que tem como alvo AKT1, AKT2 e AKT3 e interrompe a via de sinalização PI3K/Akt. A dose recomendada de capivasertibe é de 400 mg por via oral com ou sem alimentos, duas vezes ao dia, com intervalo de aproximadamente 12 horas e administrada durante quatro dias consecutivos, seguidos de três dias de descanso, até ocorrer progressão da doença ou toxicidade inaceitável.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519