28042024Dom
AtualizadoDom, 28 Abr 2024 12pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Imagem e valor preditivo de resposta à terapia neoadjuvante total no câncer retal

rubens chojniakEstudo de Hall et al. buscou validar prospectivamente a correlação entre o grau de regressão tumoral por ressonância magnética (MR-TRG), um sistema de graduação de regressão existente, mas raramente usado, e o valor preditivo de resposta à terapia neoadjuvante total (TNT) no câncer retal. Publicado online no Journal of Clinical Oncology (JCO), o trabalho mostra que o escore MR-TRG foi capaz de medir objetivamente a magnitude da regressão durante o TNT. O médico radiologista Rubens Chojniak (foto) comenta os resultados.

Os pesquisadores conduziram um subestudo multi-institucional prospectivo de imagem dentro do NRG-GI002 para examinar a capacidade da imagem baseada em RM de prever a resposta patológica completa (pCR) e correlacionar MR-TRG com o escore de resposta patológica neoadjuvante (NAR).

A análise considerou ressonâncias magnéticas seriadas de 110 pacientes. Os autores descrevem que três radiologistas independentemente, depois coletivamente, revisaram cada ressonância magnética para resposta completa (mriCR), que foi testada para valor preditivo positivo (PPV), valor preditivo negativo (VPN), sensibilidade e especificidade com pCR. A associação entre MR-TRG com o escore NAR patológico foi examinada. Todos os membros da equipe desconheciam os dados patológicos.

Hall et al. mostram que um total de 121 pacientes de 71 instituições preencheram os critérios, sendo 28% do sexo feminino (n = 34), 84% brancos (n = 101), com idade média de 55 anos (24-78). Os autores descrevem que os escores Kappa para os estágios T e N após TNT foram 0,38 e 0,88, refletindo concordância razoável e concordância quase perfeita, respectivamente.  A realização da ressonância magnética resultou em uma pontuação kappa de 0,82 após a quimioterapia, enquanto a pontuação 0,56 após TNT refletiu concordância quase perfeita e concordância moderada, respectivamente. Os escores MR-TRG foram associados com pCR (P < 0,01) e NAR (P < 0,0001), o PPV para pCR foi de 40% (95% CI, 26 a 53) e o VPN foi de 84% (95% CI, 75 a 94).

“A ressonância magnética sozinha é uma ferramenta pobre para distinguir PCR no adenocarcinoma retal submetido a TNT. No entanto, o escore MR-TRG apresenta um método já validado, correlacionado com o NAR patológico, que pode medir objetivamente a magnitude da regressão durante o TNT”, destacam os autores.

Chojniak, diretor do Departamento de Imagem do A.C.Camargo Cancer Center, afirma que este estudo ratifica os resultados de outros estudos, na sua maioria retrospectivos e conduzidos numa única instituição, e reforçam a importância da utilização da classificação padronizada do grau de regressão tumoral por RM (MR-TRG) como forma de estratificar a chance da presença de tumor residual.

“A acurácia da RM pré-operatória para determinação de resposta completa melhorou pouco com a inclusão das informações obtidas nas sequencias de difusão, sem diferença estatística, diferente de outros estudos que mostraram ganho significativo de acurácia. Isto pode estar relacionado ao fato de apenas 50% dos exames terem sido adquiridos com a inclusão da técnica de difusão, o que deve ser estimulado”, observa.

Segundo o radiologista, é importante observar que um resultado do estudo de RM que sugere a presença de tumor residual após a terapia neoadjuvante total é mais confiável que um resultado negativo para a presença de tumor residual. “O valor preditivo para presença de tumor residual neste estudo foi de 80%, o que pode ser útil na decisão por investigação patológica adicional ou indicação de cirurgia. O valor preditivo do resultado negativo para a presença de tumor residual, contudo, foi de apenas 40%, o que reforça a limitação da avaliação por RM para identificação de doença residual de menor volume e a necessidade da avaliação patológica sistemática”, ressalta.

Este estudo está registrado na ClinicalTrials.gov: NCT02921256.

Referência: Hall WA, Li J, You YN, Gollub MJ, Grajo JR, Rosen M, dePrisco G, Yothers G, Dorth JA, Rahma OE, Russell MM, Gross HM, Jacobs SA, Faller BA, George S, Al Baghdadi T, Haddock MG, Valicenti R, Hong TS, George TJ. Prospective Correlation of Magnetic Resonance Tumor Regression Grade With Pathologic Outcomes in Total Neoadjuvant Therapy for Rectal Adenocarcinoma. J Clin Oncol. 2023 Jul 21:JCO2202525. doi: 10.1200/JCO.22.02525. Epub ahead of print. PMID: 37478389.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519