27042024Sáb
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Laparoscopia de estadiamento no câncer de pâncreas

felipe coimbra 2020 bxEstudo publicado no Journal of the American College of Surgeons revela que a realização de um pequeno procedimento cirúrgico em pacientes recém-diagnosticados com câncer de pâncreas ajuda a identificar a disseminação precoce e a determinar o estágio da doença. “Este é um estudo com grande casuística que corrobora resultados anteriores sobre o papel da laparoscopia de estadiamento no câncer de pâncreas, principalmente em pacientes que serão submetidos a quimioterapia neoadjuvante", afirma o cirurgião oncológico Felipe Coimbra (foto), líder do Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo Alto do A.C.Camargo Cancer Center.

Nesta análise1, foram revisados retrospectivamente pacientes com adenocarcinoma ductal pancreático (PDAC) localizado, submetidos a laparoscopia de estadiamento (SL) de 2017 a 2021. O rendimento da SL foi definido como a proporção de pacientes com laparoscopia positiva (LP), incluindo metástases macroscópicas e/ou citologia peritoneal positiva. Fatores associados a LP foram avaliados por meio de análise univariada e regressão logística multivariada.

Os resultados mostram que dos 1.004 pacientes submetidos a SL, 180 (18%) tiveram LP devido a metástases macroscópicas (n = 140) e/ou citologia positiva (n = 96). Os pacientes que receberam quimioterapia neoadjuvante antes da laparoscopia tiveram taxas mais baixas de PL (14% vs 22%, p = 0,002). Quando a análise foi restrita a pacientes virgens de quimioterapia que tiveram lavagem peritoneal concomitante, 95 de 419 pacientes (23%) tiveram LP.

Na análise multivariada, LP foi associada a idade mais jovem (<60), lesões extrapancreáticas indeterminadas na imagem pré-operatória, localização do tumor no corpo/cauda, tamanho tumoral maior e CA 19-9 sérico elevado (todos p < 0,05). Entre os pacientes sem lesões extrapancreáticas indeterminadas na imagem pré-operatória, a taxa de LP variou de 1,6% em pacientes sem fatores de risco a 42% em pacientes jovens com grandes tumores de corpo/cauda e CA 19-9 sérico elevado.

"Com base nesses resultados, recomendamos que a laparoscopia de estadiamento seja realizada antes de iniciar a quimioterapia na maioria dos pacientes com câncer de pâncreas e que estão sendo considerados para cirurgia", diz o primeiro autor Hallbera Gudmundsdottir, residente de cirurgia geral na Mayo Clinic. Os achados da laparoscopia de estadiamento podem ajudar a orientar qual tratamento será a melhor opção para cada paciente, como remoção cirúrgica ou quimioterapia.

Em síntese, a taxa de LP em pacientes com PDAC permanece alta na era moderna. SL com lavagem peritoneal deve ser considerado para a maioria dos pacientes antes da ressecção, especificamente para aqueles com características de alto risco e, idealmente, antes da quimioterapia neoadjuvante.

“O estudo demonstra a importância de um estadiamento completo, incluindo a laparoscopia de estadiamento, especialmente para tumores de alto risco, chegando a até 40% de positividade neste estudo. Como é sabido, o estadiamento da cavidade peritoneal para avaliar lesões pequenas ou mesmo com citologia positiva é passível de muitos erros quando utilizados apenas métodos de imagem”, observa Coimbra.

“O resultado deste exame pode mudar completamente o planejamento e a intenção do tratamento, se curativa ou paliativa. Também pode contribuir para evitar tratamentos cirúrgicos desnecessários e facilitar a interpretação de estudos de neoadjuvância para tumores pancreáticos, onde muitas vezes o estadiamento é incompleto e são tomadas decisões generalizadas atrapalhando o entendimento dos resultados finais”, avalia.

“Na nossa experiência realizamos a laparoscopia de estadiamento nos casos em que há indicação de neoadjuvância e, normalmente, utilizamos o mesmo tempo anestésico para a colocação de portocate quando indicado2”, conclui Coimbra.

Referências:

1 - Gudmundsdottir, Hallbera MD; Yonkus, Jennifer A MD; Alva-Ruiz, Roberto MD; Kendrick, Michael L MD, FACS; Smoot, Rory L MD; Warner, Susanne G MD, FACS; Starlinger, Patrick MD; Thiels, Cornelius A DO; Nagorney, David M MD, FACS; Cleary, Sean P MD, FACS; Grotz, Travis E MD; Truty, Mark J MD. Yield of Staging Laparoscopy for Pancreatic Cancer in the Modern Era: Analysis of More than 1,000 Consecutive Patients. Journal of the American College of Surgeons 237(1):p 49-57, July 2023. | DOI: 10.1097/XCS.0000000000000704

2 - de Jesus VHF, da Costa Junior WL, de Miranda Marques TMD, Diniz AL, de Castro Ribeiro HS, de Godoy AL, de Farias IC, Coimbra FJF. Role of staging laparoscopy in the management of Pancreatic Duct Carcinoma (PDAC): Single-center experience from a tertiary hospital in Brazil. J Surg Oncol. 2018 Apr;117(5):819-828. doi: 10.1002/jso.25024. Epub 2018 Mar 6. PMID: 29509968.

 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519