28042024Dom
AtualizadoDom, 28 Abr 2024 12pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Abordagem cirúrgica radical e resultados no câncer de pâncreas

orlando torres 22 bxO cirurgião Orlando Torres (foto) é autor sênior do recente artigo de revisão publicado no Journal of Gastrointestinal Oncology (JGO) que enfoca os diferentes aspectos cirúrgicos para duodenopancreatectomia (DPT), pancreatectomia distal e total (TP), incorporando lições das visões ocidental e oriental no tratamento do câncer pancreático. “Com base nos dados atuais, a seleção do paciente continua sendo fundamental e uma abordagem cirúrgica radical traz resultados mais satisfatórios, levando a crer que mais é melhor”, destacam os autores. O cirurgião Eduardo de Souza Fernandes é o primeiro autor do trabalho.

Os autores realizaram uma extensa revisão da literatura através do PubMed, priorizando artigos publicados nos últimos 5 anos, mas também incluindo artigos relevantes mais antigos. “Incluímos artigos que exploravam o tratamento do adenocarcinoma pancreático com foco no aspecto cirúrgico e estratégias para melhorar os resultados. As referências dos artigos selecionados também foram revisadas para identificar quaisquer estudos perdidos”, esclarecem.

À medida que as evidências continuam a aumentar, fica claro que tanto as terapias sistêmicas quanto as cirúrgicas têm um papel fundamental e complementar. “O estado da arte do tratamento cirúrgico abrange a excisão completa do mesopâncreas para linfadenectomia radical. O planejamento pré-operatório dos planos de dissecção, amplo conhecimento das variações anatômicas vasculares, princípios oncológicos e expertise para ressecções vasculares são imprescindíveis para realizar uma operação mais radical, em busca de melhores resultados”, afirmam.

Referência: Fernandes ESM, de Mello FPT, Braga EP, de Souza GO, Andrade R, Pimentel LS, Girão CL, Siqueira M, Moraes-Junior JMA, de Oliveira RV, Goldaracena N, Torres OJM. A more radical perspective on surgical approach and outcomes in pancreatic cancer—a narrative review. J Gastrointest Oncol 2023. doi: 10.21037/jgo-22-763

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519