26042024Sex
AtualizadoQui, 25 Abr 2024 4pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Escore de risco perioperatório para pacientes octogenários elegíveis para cirurgia de câncer retal

arthur damasceno bxArthur Mota Damasceno (foto), médico do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ) e doutorando da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é primeiro autor de estudo publicado no Journal of Surgical Oncology que buscou identificar novos fatores de risco perioperatório que possam estar associados a maior mortalidade em 30 e 180 dias em pacientes idosos com câncer retal em boas condições clínicas, considerando os escores de risco perioperatórios tradicionais, e desenvolver um escore de risco.

A incidência de câncer colorretal aumenta com a idade, e o tratamento do câncer retal em pacientes idosos é cada vez mais frequente. A cirurgia é um tratamento comum para o câncer retal, e os riscos envolvem decisões cirúrgicas complicadas. Atualmente, existem poucos dados de resultados cirúrgicos para câncer retal em pacientes idosos.

Nesse estudo de coorte retrospectivo e unicêntrico, os pesquisadores realizaram uma revisão dos prontuários de pacientes do Instituto Nacional do Câncer do Brasil com 80 anos ou mais que foram submetidos eletivamente à cirurgia de câncer retal. Foram estudas diversas variáveis ​​independentes correlacionadas com morte por todas as causas em 30 e 180 dias.

A análise multivariada encontrou novas variáveis ​​(CEA, albumina e reoperação) que tiveram correlações independentes com aumento da mortalidade em 30 e 180 dias. Um escore de risco clínico foi desenvolvido com perfis de sobrevida variando de 29,3% a 97,2% em 30 dias e 2,45% a 91,8% em 180 dias. 

“A ideia deste estudo foi tentar identificar quais pacientes no grupo acima de 80 anos que fossem aptos para cirurgia pelos métodos de avaliação tradicionais perioperatórios morriam da cirurgia de reto. Ao conseguir identificar este grupo, amplia ainda mais a discussão da equipe e familiares para abordagem a ser escolhida e seus riscos. Essa pontuação pode ajudar a decidir se um paciente deve ser submetido a cirurgia de câncer retal”, concluíram os autores.

Referência: Damasceno AM, Kesley R, Paolino BS, Dos Santos do Amaral MR, Pitombo MB. Perioperative score for octogenarian patients eligible for rectal cancer surgery. J Surg Oncol. 2021 Aug 7. doi: 10.1002/jso.26634. Epub ahead of print. PMID: 34363616.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519