04082021Qua
AtualizadoTer, 03 Ago 2021 4pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

Biopsia líquida FoundationOne® expande indicação de teste diagnóstico complementar

Biopsia Liquida NET OKA U.S. Food and Drug Administration (FDA) aprovou o teste de biopsia líquida FoundationOne®Liquid CDx para identificar pacientes com alterações BRCA1, BRCA2 e/ou ATM no câncer de próstata metastático resistente à castração que podem ser apropriados para o tratamento com olaparibe. O anúncio foi feito no dia 09 de novembro pela Foundation Medicine.

O FoundationOne®CDx, teste abrangente de perfil genômico baseado em tecido da Foundation Medicine, foi aprovado como diagnóstico complementar para olaparibe em maio de 2020. O FoundationOne Liquid CDx foi aprovado pelo FDA em agosto para relatar resultados de alteração genômica para pacientes com qualquer tumor sólido.

“A recente aprovação de diagnóstico complementar permite escolher testes genômicos abrangentes baseados em tecido ou líquido com base nas necessidades e condições dos pacientes. Uma vez que a disponibilidade de tecido pode ser um problema para alguns pacientes com câncer de próstata metastático, o teste de biopsia líquida é uma opção importante a ser considerada e extremamente importante para informar o atendimento ao paciente”, disse Brian Alexander, diretor médico da Foundation Medicine. “A aprovação deste diagnóstico complementar permitirá que mais pacientes acessem o teste genômico, independentemente do tipo de amostra, e fornecerá aos oncologistas outra ferramenta para orientar as decisões de tratamento personalizadas”, acrescentou.

Olaparibe foi aprovado para pacientes com câncer de próstata metastático resistente à castração que apresentam mutações em genes de reparo de recombinação homóloga (HRR) com base no estudo prospectivo de Fase III PROfound. Olaparibe é desenvolvido e comercializado em parceria pela AstraZeneca e Merck & Co.

 

Publicidade
MERCK
Publicidade
SANOFI
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
300x250 ad onconews200519