26042024Sex
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

EPIs e proteção individual na COVID-19

epi ok bxPouco se sabe sobre a eficácia dos EPIs, os equipamentos de proteção individual, para os profissionais de saúde que cuidam de pacientes infectados com o novo coronavírus (SARS – CoV-2). Artigo publicado no Annals of Internal Medicine por pesquisadores de um hospital de Singapura mostra o esforço de contribuir para aprimorar a segurança das equipes de saúde durante a COVID-19.

Através de um relato de caso, os pesquisadores fazem uma observação consistente com estudos anteriores, reforçando que o uso de máscaras cirúrgicas, higiene das mãos e outros procedimentos padrão têm sido capazes de proteger profissionais de saúde da infecção pelo novo coronavírus. “Enfatizamos, no entanto, que quase todos os especialistas recomendam que os profissionais de saúde usem máscara N95 ou equipamento equivalente enquanto executam procedimento de geração de aerossóis”, destacam os autores.

Com base no rastreamento de contatos, 41 profissionais de saúde foram identificados como expostos a procedimentos de geração de aerossóis por pelo menos 10 minutos a uma distância inferior a 2 metros do paciente infectado. “Os procedimentos de geração de aerossóis incluíram intubação endotraqueal, extubação, ventilação não invasiva e exposição a aerossóis em circuito aberto”, descrevem os autores. Após isolamento domiciliar, os profissionais de saúde realizadas testes e todos os resultados de PCR foram negativos.

Até agora, acredita-se que a rota principal para a disseminação do COVID-19 seja através de gotículas expelidas durante a tosse, espirros ou através da respiração, mas também existem preocupações sobre possíveis transmissões aéreas. “Na situação que descrevemos, 85% dos profissionais de saúde foram expostos durante procedimento de geração de aerossóis enquanto usavam máscara cirúrgica e o restante usava máscaras N95. O fato de nenhum desses profissionais ter adquirido infecção sugere que máscaras cirúrgicas, higiene das mãos e outros procedimentos padrão os protegeram da infecção”, avaliam.

Referência: Ng K, Poon BH, Kiat Puar TH, et al. COVID-19 and the Risk to Health Care Workers: A Case Report. Ann Intern Med. 2020; [Epub ahead of print 16 March 2020]. doi: https://doi.org/10.7326/L20-0175


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519