20012021Qua
AtualizadoSeg, 18 Jan 2021 11pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

Revisão sistemática avalia reações com uso de inibidores de checkpoint imune

imuno cancer NET OKA imunoterapia com inibidores de checkpoint imune no tratamento do câncer está associada a eventos adversos relacionados à imunidade e muitas vezes não é recomendada para pacientes com doenças autoimunes. Revisão sistemática publicada na Nature Reviews mostra evidências sobre eventos adversos imunomediados em pacientes com câncer e doença autoimune preexistente.

Foram identificados 123 pacientes em 49 publicações; 92 (75%) apresentaram exacerbação de doenças autoimunes preexistentes, reações autoimunes relacionadas ao uso de inibidores de checkpoint imune ou ambas. Não foram observadas diferenças nos eventos adversos em pacientes com doença ativa versus inativa.

Os resultados sugerem que pacientes que receberam terapia imunossupressora no início do tratamento com inibidores de checkpoint imune apresentaram menos eventos adversos do que aqueles que não receberam tratamento. A maioria das reações adversas imuno-relacionadas foram manejadas com corticosteroides; 16% necessitaram de outras terapias imunossupressoras.

Em mais de 50% dos pacientes, os eventos adversos melhoraram sem a necessidade de descontinuar o uso de inibidores de checkpoint imune. Três pacientes morreram em consequência de eventos adversos.

Os autores observam que o estudo tem limitações diante da limitada qualidade e quantidade de dados utilizados. As conclusões indicam que reações adversas imuno-relacionadas em pacientes com doenças autoimunes em tratamento com inibidores de checkpoint podem ser gerenciadas sem descontinuar a terapia, embora alguns eventos imuno-relacionados possam ser graves e fatais.

Para os autores, estudos longitudinais prospectivos são necessários para estabelecer mais claramente a incidência de eventos adversos e avaliar não apenas a relação risco-benefício, mas também as preferências desta população de pacientes.

O estudo foi financiado pelo National Institute of Arthritis and Musculoskeletal and Skin Diseases (EUA) e publicado no Annals of Internal Medicine.

Referência: Abdel-Wahab N, Shah M, Lopez-Olivo MA, Suarez-Almazor ME. Use of Immune Checkpoint Inhibitors in the Treatment of Patients With Cancer and Preexisting Autoimmune Disease: A Systematic Review. Ann Intern Med. 2018;168:121–130. doi: 10.7326/M17-2073


Publicidade
banner pfizer 2018 institucional 300x250px
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
banner_janssen2016_300x250_v2.jpg
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
Astrazeneca
Publicidade
IBCC
Publicidade
300x250 ad onconews200519