26042024Sex
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Anvisa aprova nivolumabe em Linfoma de Hodgkin

nelson hamerschlak hzA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu novo registro ao anti PD-1 nivolumabe, desta vez para o tratamento de linfoma de Hodgkin clássico. A nova indicação foi publicada no Diário Oficial da União no dia 2 de outubro e marca o primeiro registro de um inibidor de checkpoint na oncohematologia. O médico Nelson Hamershlack (foto), hematologista e hemoterapeuta do Hospital Israelita Albert Einstein, comenta a decisão.

 

A aprovação da Anvisa foi baseada nos resultados dos estudos CHECKMATE-205 e CHECKMATE-039, que mostraram altas taxas de resposta com nivolumabe (Opdivo®) em pacientes com linfoma de Hodgkin recorrente ou refratário, após transplante de células-tronco hematopoiéticas seguido de tratamento com brentuximabe-vedotina.

“Desde o estudo fase I publicado no New England Journal of Medicine em 2014, a comunidade científica brasileira e internacional já prestava muita atenção na possibilidade de nivolumabe (anti PD-1) ser utilizado com sucesso em pacientes com Linfoma de Hodgkin refratários ou recidivados”, explica Hamershlack.

“Pacientes muito tratados foram incluídos pós autotransplante e mesmo pós brentuximab vedotin, e o estudo de fase I mostrou resposta objetiva em 87% dos pacientes, com sobrevida livre de progressão em 24 semanas de 86%”, prossegue o especialista. “O estudo fase II comprovou a eficácia e segurança do agente, possibilitando sua aprovação no FDA e felizmente sua disponibilização no Brasil, após aprovação recente da ANVISA para esta indicação”, diz.

O hematologista esclarece que o Linfoma de Hodgkin naíve de tratamento é altamente curável, com índices que variam de 70 a 85% de cura. O autotransplante após terapia de resgate é o tratamento de escolha para o paciente recidivado. No entanto, só pode ser realizado em pacientes com resposta ao tratamento e preferentemente em remissão completa.  “Nos pacientes que recidivam pós transplante autólogo, o transplante alogênico torna-se a opção ideal, mas para ser eficiente necessita de uma remissão completa. O brentuximab vedotin tem sido utilizado como consolidação do transplante autólogo ou como alternativa para obtenção de remissão nas recidivas. Agora, nivolumabe torna-se uma alternativa a mais para esta pequena fração de pacientes refratários ou recidivados”, explica.

No entanto, o especialista lembra da importância dos cuidados com o uso do anti PD-1 no peri-transplante, considerando o aumento da incidência de doença do enxerto vs hospedeiro. “A aprovação de nivolumabe é motivo de muita empolgação na comunidade dos oncohematologistas brasileiros”, conclui Hamershlack.

Referências

Younes A. et al. Lancet Oncol. 2016 Nivolumab for classical Hodgkin Lynphoma after failure of both autologus stem-cell transplantation and brentuximabe-vedotin: a multicentre, multicohort single arm phase II trial

Leia Mais:
FDA aprova nivolumabe para linfoma de Hodgkin
Agência europeia amplia indicação de nivolumab


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519