19032024Ter
AtualizadoSeg, 18 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

H. pylori e prevenção do câncer gástrico

Helicobacter_pylori_RGB_bx.jpgUma revisão sistemática publicada pela Cochrane Library avaliou a eficácia da erradicação do H. pylori na redução da incidência de câncer gástrico em indivíduos saudáveis, assintomáticos. Os resultados mostram que a terapia de erradicação teve papel na prevenção do câncer gástrico, mas segundo os autores as evidências são limitadas e de qualidade moderada.

Seis estudos preencheram todos os critérios de inclusão, cinco deles conduzidos em populações asiáticas. Apenas um estudo relatou efeito deletério, associado ao desenvolvimento de câncer esofágico subsequente. Os autores esclarecem que os dados refletem essencialmente estudos com asiáticos e não podem ser extrapolados para outras populações.
 
O câncer gástrico é a terceira causa mais comum de morte por câncer no mundo e o Helicobacter pylori é conhecido fator de risco. 

Resultados 

O estudo de revisão de Alexander Ford e colaboradores demonstra que o uso de antibióticos contra H. pylori têm um pequeno benefício na prevenção do câncer gástrico. Um total de 51 (1,6%) dos 3294 participantes que receberam tratamento desenvolveu câncer gástrico, em comparação com 76 (2,4%) de 3203 participantes do braço placebo ou sem tratamento algum.
 
Os resultados mostram que a terapia de erradicação foi superior na prevenção do câncer gástrico na comparação com placebo ou nenhum tratamento (6 ensaios, 6.497 participantes (RR = 0,66; IC 95%). Apenas um estudo relatou efeito deletério da erradicação do H. pylori no desenvolvimento do câncer esofágico subsequente, em 2 (0,2%) de 817 participantes atribuídos à terapia de erradicação, em comparação com 1 (0,1%) de 813 participantes do braço placebo (RR = 1,99; 95% CI 0,18-21,91).
 
O efeito da erradicação do H. pylori na prevenção de morte por câncer gástrico foi incerto e de evidência moderada (3 estudos, 4475 participantes, RR 0.67; 95% CI 0.40 to 1.11).
 
Referência: Helicobacter pylori eradication for the prevention of gastric neoplasia
Alexander C Ford, David Forman, Richard Hunt, Yuhong Yuan, Paul Moayyedi
 

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519