27102021Qua
AtualizadoQua, 27 Out 2021 2am

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

Vídeo alerta sobre os riscos dos agrotóxicos

agrotoxico_1.jpgUm vídeo produzido pelo Hospital de Câncer de Barretos busca conscientizar a comunidade, especialmente os trabalhadores rurais, sobre os potenciais malefícios dos agrotóxicos.

O trabalho é parte do projeto ‘Avaliação de risco e conscientização do câncer ocupacional em trabalhadores rurais na região de Barretos’, coordenado pelo pesquisador do Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular (CPOM), Henrique C. S. Silveira. “Com os resultados obtidos na pesquisa, poderemos avaliar o panorama deste trabalhador e o conhecimento dele em relação ao câncer e ao uso de agrotóxicos. Além disso, sabemos que a prevenção primária é uma das ferramentas mais importantes na prevenção de câncer – doença que impacta diretamente nos custos do Sistema Único de Saúde”, afirma.
 
Vários efeitos crônicos de saúde têm sido associados à exposição aos pesticidas, incluindo neurotoxicidade, infertilidade, impotência, abortos, malformações, desregulação hormonal, efeitos sobre o sistema imunológico e câncer. “A ideia é transmitir as informações de maneira rápida e precisa”, explica o especialista.
 
Para a iniciativa, o HCB contou com o financiamento da Organização Pan-Americana da Saúde e parcerias do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (DSAST) do Ministério da Saúde, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Casa da Agricultura de Barretos, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) da Secretaria do Estado e também do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional de Bebedouro. O projeto contará ainda com uma aplicação junto à Universidade de Cuiabá, no Mato Grosso.

 

Publicidade
Outubro Rosa A.C.Camargo 2021
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
https://xperienceforumoncologia21.com.br/
Publicidade
MERCK
Publicidade
SANOFI
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
300x250 ad onconews200519