01072022Sex
AtualizadoSex, 01 Jul 2022 12pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

2022

DYNAMIC Trial: quimioterapia adjuvante guiada por ctDNA no câncer de cólon estádio II

jeanne tieNo câncer de cólon estádio II, uma abordagem de tratamento guiada por DNA tumoral circulante (ctDNA) reduziu o uso de quimioterapia adjuvante, sem comprometer a sobrevida livre de recorrência. Os resultados do estudo randomizado de fase II DYNAMIC foram apresentados em sessão oral no ASCO 2022 por Jeanne Tie (foto), oncologista do Peter MacCallum Cancer Centre, Austrália, e publicados simultaneamente na New England Journal of Medicine.

“O papel da quimioterapia adjuvante no câncer de cólon estádio II continua a ser debatido. A presença de DNA tumoral circulante (ctDNA) após a cirurgia é preditivo de uma sobrevida livre de recorrência muito ruim, enquanto sua ausência prediz um baixo risco de recorrência. O benefício da quimioterapia adjuvante para pacientes ctDNA-positivos não é bem compreendido”, observam os autores. 

No estudo, 455 pacientes com câncer de cólon estádio II na Austrália e Nova Zelândia foram randomizados (2:1) para ter decisões de tratamento guiadas por resultados de ctDNA ou características clínico-patológicas padrão, incluindo estágio do tumor, número de linfonodos avaliados, perfuração da parede intestinal, entre outros fatores.

Para o manejo guiado por ctDNA, um resultado positivo para ctDNA em 4 ou 7 semanas após a cirurgia levou à quimioterapia à base de oxaliplatina ou fluoropirimidina. Os pacientes ctDNA-negativos não receberam quimiterapia adjuvante. O desfecho primário de eficácia foi a sobrevida livre de recorrência em 2 anos. Um desfecho secundário chave foi o uso de quimioterapia adjuvante. Todos os pacientes foram acompanhados a cada três meses por dois anos, e depois a cada seis meses por três anos para avaliar a recidiva do câncer.

Resultados

Dos 455 pacientes submetidos à randomização, 302 foram designados para tratamento guiado por ctDNA e 153 para tratamento padrão. A mediana de seguimento foi de 37 meses. Uma porcentagem menor de pacientes no grupo guiado por ctDNA do que no grupo de tratamento padrão recebeu quimioterapia adjuvante (15% vs. 28%; risco relativo, 1,82; 95% CI, 1,25 a 2,65).

Na avaliação da sobrevida livre de recorrência em 2 anos, o manejo guiado por ctDNA foi não inferior ao manejo padrão (93,5% e 92,4%, respectivamente; diferença absoluta, 1,1 pontos percentuais; IC 95%, -4,1 a 6,2 [margem de não inferioridade, - 8,5 pontos percentuais]). A sobrevida livre de recorrência em três anos foi de 86,4% entre os pacientes ctDNA-positivos que receberam quimioterapia adjuvante e 92,5% entre os pacientes ctDNA-negativos que não receberam tratamento adjuvante.

Em conclusão, os resultados indicam que pacientes com câncer de cólon estádio II com ctDNA-negativo podem não receber quimioterapia adjuvante sem comprometer a sobrevida livre de recorrência. Por outro lado, para pacientes em que o ctDNA estava presente após a cirurgia, a taxa de recorrência entre aqueles que receberam quimioterapia foi baixa, sugerindo um benefício de sobrevida da quimioterapia adjuvante.

“Os resultados do estudo DYNAMIC são muito encorajadores porque dados anteriores sugerem que pacientes com score de ctDNA positivo após a cirurgia têm um risco de recorrência muito alto se nenhum tratamento adicional for administrado. Nossas descobertas mostram que, com o tratamento adjuvante, os pacientes ctDNA-positivos obtêm benefícios consideráveis ​​da quimioterapia”, disse Jeanne Tie, professora associada do Walter and Eliza Hall Institute of Medical Research and Peter MacCallum Cancer Center, Austrália, e principal autora do estudo.

O estudo foi financiado pelo Australian National Health and Medical Research Council, entre outros; DYNAMIC Australian New Zealand Clinical Trials Registry number, ACTRN12615000381583.

Referências:

Adjuvant chemotherapy guided by circulating tumor DNA analysis in stage II colon cancer: The randomized DYNAMIC Trial.
First Author: Jeanne Tie, MD, FRACP, MBChB
Meeting: 2022 ASCO Annual Meeting
Session Type: Clinical Science Symposium
Session Title: ctDNA: Dawn of a New Era
Track: Gastrointestinal Cancer—Colorectal and Anal
Subtrack: Colorectal Cancer - Neo-Adjuvant/Adjuvant
Abstract #: LBA100
Clinical Trial Registry Number: ACTRN12615000381583
Citation: J Clin Oncol 40, 2022 (suppl 17; abstr LBA100)
DOI: 10.1200/JCO.2022.40.17_suppl.LBA100

Circulating Tumor DNA Analysis Guiding Adjuvant Therapy in Stage II Colon Cancer - Jeanne Tie, M.D., Joshua D. Cohen, M.Phil., Kamel Lahouel, Ph.D., Serigne N. Lo, Ph.D., Yuxuan Wang, M.D., Ph.D., Suzanne Kosmider, M.B., B.S., Rachel Wong, M.B., B.S., Jeremy Shapiro, M.B., B.S., Margaret Lee, M.B., B.S., Sam Harris, M.B., B.S., Adnan Khattak, M.B., B.S., Matthew Burge, M.B., B.S., et al., for the DYNAMIC Investigators* - June 4, 2022; DOI: 10.1056/NEJMoa2200075

 

 
Publicidade
Publicidade
KITE PHARMA
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
FARMAUSA
Publicidade
https://xperienceforumoncologia21.com.br/
Publicidade
SANOFI
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
300x250 ad onconews200519