28042024Dom
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

2021

Quimiorradioterapia neoadjuvante e resposta imune no câncer retal localmente avançado

cancer canal analA quimiorradioterapia pré-operatória seguida de excisão total do mesorreto é o tratamento padrão para o câncer retal localmente avançado, mas apesar dos avanços nos tratamentos neoadjuvantes, a recorrência local ainda é um desafio. Neste estudo, os pesquisadores avaliaram parâmetros clínicos, laboratoriais, radiológicos e histopatológicos que predizem as respostas à terapia neoadjuvante.

Entre 2015 e 2018, um total de 51 pacientes (idade mediana de 64 anos) com câncer retal localmente avançado tratados com CRT neoadjuvante no Antalya Training and Research Hospital foram incluídos no estudo. Os principais endpoints foram as características demográficas dos pacientes, parâmetros laboratoriais pré-tratamento, grau, úlcera e necrose em materiais de biópsia endoscópica, invasão linfovascular (LVI) em materiais de ressecção após o tratamento, presença de invasão perineural (PNI) e grau de resposta linfocítica intratumoral.

No geral, 21% dos pacientes apresentavam estágio clínico T2, 53% eram T3 e 26% eram T4, com uma taxa de positividade de nódulo de 77%. O grau patológico foi principalmente de grau 2. A taxa de resposta global (ORR) foi de 45,4%. De acordo com os critérios de Ryan modificados, a taxa de regressão grau 0 e 1 (grupo 1: resposta completa e quase completa) foi de 17,6% e 5,9%; grau 2 (grupo 2: resposta parcial) foi de 51%; e o grau 3 (grupo 3: ruim / sem resposta) foi de 3,9%.

Os autores descrevem que as características clínicas, regimes de quimioterapia e taxas de resposta radiológica foram semelhantes entre todas as coortes. Ao todo, 27,6% dos pacientes com resposta radiológica não tiveram resposta patológica. A taxa de metástases linfonodais positivas (pN +) foi de 17% em pacientes com “boa” resposta patológica. A taxa de LVI foi maior para os pacientes do grupo 3. A relação neutrófilos-linfócitos (NLR) foi semelhante entre as coortes, mas a revascularização da lesão alvo (TLR) foi diferente entre os grupos 1 e 3, e foi superior a 135 em pacientes que tiveram regressão grau 2 ou 3.

De acordo com a análise de regressão, invasão perineural (PNI), NLR ≥2,9 e TLR ≥135 foram fatores preditivos independentes para os graus de regressão. No acompanhamento médio de 26 meses, a sobrevida livre de doença mediana (SLD) foi de 19,58-4,6 (IC 95%, 10,5-28,67) meses e foi semelhante entre os graus de regressão. No entanto, os graus de regressão, NLR e antígeno carcinoembrionário (CEA) foram fatores preditivos para SLD. A sobrevida global mediana (SG) não foi alcançada.

“Concluímos que a TRC neoadjuvante aumenta a resposta imunológica do tumor. NLR e TLR inicialmente elevados foram fatores preditivos para resposta ao tratamento neoadjuvante em pacientes com câncer retal localmente avançado. Níveis inicialmente elevados de CEA, LVI e PNI foram fatores de mau prognóstico. As respostas radiológicas nem sempre podem ser correlacionadas com as respostas patológicas. Não apenas o tumor primário, mas também os nódulos linfáticos devem ser avaliados com cuidado”, concluíram os pesquisadores.

Referência: Abstract P-291 - Acun M, Alikanoglu A, Onder, A, et al. The prognostic and predictive factors for patients with locally advanced rectal cancer treated with neoadjuvant chemoradiotherapy. Presented at: the ESMO 23rd World Congress on Gastrointestinal Cancer; June 30-July 3, 2021; virtual.

 
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519