26042024Sex
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

II Semana Brasileira da Oncologia

Controvérsias no adenocarcinoma de esôfago localmente avançado

tiago castria semana baixaAspectos controversos no tratamento dos pacientes com adenocarcinoma de esôfago localmente avançado marcaram a apresentação de Tiago Castria (foto), oncologista do ICESP e do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em mesa que contou com nomes de peso no cenário mundial, como Karyn Goodman, radio-oncologista do Monte Sinai, e David Ilson, do Memorial Sloan Kettering Cancer Center.

O surgimento de esquemas mais intensos de quimioterapia perioperatória, como o FLOT, trouxe à tona a discussão sobre o papel da radioterapia neoadjuvante em tumores do esôfago e de transição esofagogástrica (TEG). O estudo ESOPEC, ainda em andamento, está entre os estudos Fase III randomizados que tentarão responder a essa questão.

Um segundo aspecto controverso é acurácia dos métodos de imagem para prever resposta patológica completa, considerando que se trata de uma cirurgia mórbida em um grupo de pacientes muitas vezes limítrofes. Até o momento, para o adenocarcinoma a indicação cirúrgica é o padrão independente do grau de resposta à quimiorradioterapia. Estudos como o SANO trial vão avaliar esse ponto de forma prospectiva

Estratégias como a quimioterapia de indução aos moldes do estudo CALGB 80803 com troca do regime sistêmico a depender da resposta inicial é uma alternativa, porém esbarra muitas vezes em dificuldades com a fonte pagadora no Brasil.

Finalmente, a discussão envolveu alguns aspectos relacionados à heterogeneidade tumoral e como ela impacta na escolha dos tratamentos sistêmicos.
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519