27042024Sáb
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ESMO 2019

Perfil de DNA no câncer primário oculto

DNA 2017 NET OKO perfil de DNA pode revelar novas opções de tratamento para pacientes com carcinoma de primário desconhecido (CUP, da sigla em inglês), situação que afeta um em cada 15 pacientes com câncer metastático. Estudos apresentados no Congresso ESMO 2019 mostraram que identificar o perfil de DNA pode abrir uma janela de oportunidade para esses pacientes.

“O tratamento padrão para CUP não mudou em décadas, mas se pudermos alterar o resultado de um em cada três pacientes com mutações acionáveis ​​a partir do perfil de DNA, podemos ter um impacto importante para esses pacientes ”, disse Jeffrey Ross, da Universidade Médica do Norte, em Syracuse, EUA, primeiro autor de um dos estudos apresentados na ESMO 2019.

Nesta análise, Ross e colegas utilizaram tecnologia de ponta para buscar alterações no DNA de 303 amostras de tecido CUP coletadas em 2018. Os resultados revelaram que 32% dos pacientes poderiam ter sido tratados com medicamentos mais recentes. A mesma tecnologia está sendo usada no estudo prospectivo CUPISCO, que vai randomizar pacientes com CUP para tratamento com drogas-alvo ou imunoterapia com base nas alterações genômicas encontradas. Os resultados iniciais são esperados nos próximos anos.

Outro trabalho que reforça a necessidade de uma maior compreensão da biologia tumoral do CUP é o estudo GEFCAPI 04, também apresentado no Congresso ESMO 2019. Iniciado em 2012, o estudo buscou identificar a origem primária do tumor em pacientes com CUP e comparou o tratamento alvo com quimioterapia padrão à base de platina. Os resultados, no entanto, não impactaram a sobrevida. “Os resultados do GEFCAPI 04 são decepcionantes, mas muitos dos pacientes tiveram câncer pancreático, biliar e outros tumores extremamente difíceis de tratar e para os quais não existem tratamentos direcionados”, disse o primeiro autor do estudo, Karim Fizazi, do Instituto Gustave Roussy, em Villejuif, França. "Precisamos de melhores testes, especialmente para os piores tipos de câncer, e de melhores armas com as quais atacar esses alvos”, acrescentou Fizazi.

Para Harpreet Wasan, do Hospital Hammersmith, em Londres, Reino Unido, é fundamental compreender a biologia do CUP e não apenas a origem do tumor primário. “Classificar o CUP com base em um teste que aponta para o seu local de origem não é suficiente para melhorar os resultados do paciente. São tumores ​​que se comportam muito mais agressivamente e se espalham muito mais precocemente do que um tumor típico que é diagnosticado com um sítio primário claro. Portanto, precisamos de uma melhor compreensão da biologia do CUP para que possamos escolher a terapia mais adequada”, disse Wasan.

Referências

1 Abstract 1983PD_PR ‘Comprehensive genomic profiling (CGP) of carcinoma of unknown primary origin (CUP): retrospective molecular classification of potentially eligible patients (PTS) for targeted or immunotherapy treatment (TX) using the prospective CUPISCO trial’s criteria’, Annals of Oncology, Volume 30, Supplement 5, October 2019

2 LBA15_PR ‘A Phase 3 trial of empiric chemotherapy with cisplatin and gemcitabine or systemic treatment tailored by molecular gene expression analysis in patients with carcinomas of an unknown primary (CUP) site (GEFCAPI 04)’ ; Annals of Oncology, Volume 30, Supplement 5, October 2019

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519