27042024Sáb
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Drops de genômica

Entendendo o controle da expressão gênica pelos microRNAs

Murad 2019 bxEm mais um tópico da coluna ‘Drops de Genômica’, o oncologista Andre Murad (foto) aborda os microRNAs, um tipo de RNA a que não codifica uma sequência de aminoácidos. Confira.

Por André Marcio Murad*

Os microRNAs são assim chamados porque têm apenas 21 ou 22 bases de comprimento, cortados de moléculas precursoras de RNA. MicroRNAs são um tipo de RNA não codificante, o que significa que não codificam uma sequência de aminoácidos.

O genoma humano codifica pelo menos 2.555 sequências distintas de microRNAs que regulam pelo menos um terço dos genes que codificam proteínas. Uma célula humana típica tem de 1.000 a 200.000 moléculas individuais de microRNA.

A remodelação da cromatina determina quais genes são transcritos. Os microRNAs atuam posteriormente na expressão gênica, impedindo a tradução dos transcritos do mRNA em proteínas. Se a remodelação da cromatina for considerada um interruptor liga / desliga para a transcrição, então o controle dos microRNAs é mais parecido com o de um interruptor “dimmer” que ajusta a expressão gênica em um estágio posterior.

A figura abaixo compara esquematicamente a remodelação da cromatina e as ações dos microRNAs. A cromatina se abre para permitir a ligação dos fatores de transcrição, enquanto os microRNAs se ligam a mRNAs específicos, bloqueando sua tradução em proteína.

drops expressão gênica microRNAs

*André Murad é diretor científico do Grupo Brasileiro de Oncologia de Precisão (GBOP), diretor clínico da Personal - Oncologia de Precisão e Personalizada, professor adjunto coordenador da Disciplina de Oncologia da Faculdade de Medicina da UFMG, e oncologista e oncogeneticista da CETTRO Oncologia (DF)
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519